terça-feira, 1 de março de 2016

O Estado de Fluxo e como ele pode te ajudar a ser mais produtivo!

Fonte: LP Produtividade

Em algum momento durante a execução das suas atividades, sejam elas no Estágio, na Faculdade, no Curso Técnico ou no seu trabalho por exemplo, já aconteceu de você interagir tanto com a execução, devido ao quanto aquilo te desafiou, te deixou satisfeito em executar e você nem viu a hora passar? Se sim, você já viveu o tema do nosso texto de hoje! Trata-se do Estado de Fluxo, também chamado de Estado de Flow, teoria desenvolvida pelo psicólogo húngaro Mihaly Csikszentmihalyi, sendo uma situação de nível alto de foco e comprometimento, desenvolvendo algo com satisfação, espontaneidade e de forma produtiva.

Com todo o respeito aos meus antigos professores e aos amigos leitores dessa área, é possível ter exemplos simples durante o aprendizado de como o Estado de Fluxo acontece. Durante as minhas aulas no Ensino Médio, estudando a Revolução Francesa em História ou o Ciclo de Krebs em Biologia, eu não conseguia atingir o Flow. Apenas em estudar assuntos voltados a área de exatas, como Matemática e Física, me desafiavam, me mostravam a necessidade de manter o foco e me motivavam a estudar. Atenção! O Difícil Início alerta: Se você não se recorda da Revolução Francesa ou Ciclo de Krebs, Aaah meu amigo leitor.. Você também estava bem longe de seu Estado de Fluxo!

Agora pensem em relação a vocês:

Quais momentos você se encontrou no Estado de Fluxo?

Entender em quais cenários e como o Flow acontece pode ser muito útil. Estar totalmente envolvido com  o que será desempenhado, torna maior a probabilidade de sucesso, sendo a própria atividade recompensadora. Quando a sua oportunidade chegar, trabalhar dentro de si como chegar a esse Estado de Fluxo, mesmo executando atividades que não sejam muito interessantes para você no momento, pode ser o que você precisa para galgar melhores posições e estar cada vez mais próximo do seu sonho. Além disso, durante este período nos tornamos mais criativos, ligando o que estamos fazendo a outras ideias ou projetos que possuímos. 

Sendo assim, como o próprio autor sugere, a busca por esse estado deveria ser incentivada nos períodos acadêmicos, de escola e faculdade, tornando-os mais competentes para a vida profissional. E vocês podem contar com o Blog nesse missão! Seguem alguns links se você deseja aprender mais sobre o tema:


E aí, aprendeu mais sobre Estado de Fluxo? Qual é a sua opinião sobre esse tema? Comenta aqui ou na nossa página no Facebook! Não se esqueça de deixar o seu +1 aqui embaixo, além de curtir e compartilhar esse texto nas suas redes sociais. Você vai estar ajudando o blog a alcançar mais pessoas que querem saber mais sobre esse e outros temas abordados por nós. Até o próximo post!

0 comentários:

Postar um comentário