terça-feira, 27 de dezembro de 2016

DI Experience: Engenharia de Produção por Manuella Jacintho

Fonte: realfm.com.br

O DI traz hoje o décimo sétimo texto do nosso DI Experience. Caso você tenha perdido o nosso texto número dezesseis, pode ficar tranquilo amigo leitor! Falamos sobre Nutrição (http://dificilinicio.blogspot.com.br/2016/12/di-experience-nutricao-por-carina). Mas vamos ao que interessa. Em mais uma participação feminina no quadro, o tema do texto de hoje é Engenharia de Produção, que já foi alvo de um texto nosso com a Jéssica Dias. Confere aí o novo Experience da área, dessa vez com a nossa amiga Manuella Jacintho

Olá pessoal! Gostaria de dividir com vocês um pouco da minha experiência nos últimos anos. Me chamo Manuella Jacintho, tenho 27 anos e sou formada em Engenharia de Produção pelo ISECENSA, em Campos dos Goytacazes/RJ.

Para quem ainda não sabe, a Engenharia de Produção se dedica a melhoria de processos, implementação de sistemas que envolvam pessoas, equipamentos, materiais, etc. É responsável também pela integração de processos produtivos e otimização de resultados.

Então, falando um pouco da minha experiência, durante toda a minha trajetória como estudante de Engenharia, além de todos os trabalhos e forte estudo, sempre busquei participar de congressos e encontros regionais de Engenharia. Nesses encontros, tive a oportunidade de ouvir experiências de profissionais da área, com uma visão que nem sempre a sala de aula e o conteúdo de uma disciplina podem oferecer. Após entrar no mercado de trabalho, vi como essas participações puderam me ajudar.

E como todo estudante, me deparei com a busca do tão sonhado estágio na área de Engenharia ou áreas relacionadas. Em 2011, tive a oportunidade de fazer parte do programa de estágio Petrobras na base em Macaé. Primeiramente atuei na parte de planejamento das atividades de manutenção de duas plataformas e auxílio na área de produção de óleo e gás. Tenho muito a agradecer aos profissionais que tive contato na época, eles me apresentaram um mundo de informações desconhecidas por mim. 

Com a conclusão dessa fase, percebi o quanto é importante compreender uma língua estrangeira e no meu caso, o inglês. Estudei durante anos toda a gramática necessária, porém a junção do som das palavras não é algo tão simples de se entender. É necessário treinar o ouvido e por isso, decidi realizar um intercâmbio, um sonho da minha adolescência. Escolhi o Canadá pela alta segurança e liberdade cultural. Que experiência incrível! Fui em busca do aperfeiçoamento do inglês que melhorou e muito, mas vivenciei outra cultura e aumentei a mais importante bagagem que nós temos, o conhecimento.

Após o término desse período, eu estava no último ano da faculdade e fui em busca de mais um estágio. Consegui e dessa vez na área de gerenciamento de projetos de manutenção numa multinacional do mesmo ramo. Com o término do estágio fui efetivada e trabalhei por aproximadamente três anos na mesma área.

Acredito que um diferencial te auxiliará numa nova oportunidade. Por mais que possa parecer clichê, o aprendizado de uma segunda língua conta muito, como também cursos de especialização de curto e longo prazo. O mais importante é não deixar de se atualizar.

Agradeço pela oportunidade de contar um pouco da minha trajetória..

E aí leitor, curtiu saber uma outra visão sobre a carreira de alguém de Engenharia de Produção? Em breve teremos mais textos como esse e podemos falar da sua área de interesse! Aguarde! Mas não se esqueça daquele nosso pedido tradicional né? Não se esqueça de deixar o seu +1 aqui embaixo, além de curtir e compartilhar esse texto nas suas redes sociais. Você estará ajudando o blog a alcançar mais pessoas que querem saber mais sobre esse e outros temas abordados por nós. Até o próximo post!

0 comentários:

Postar um comentário