sexta-feira, 4 de março de 2016

Proatividade: Será que você realmente possui?


Fonte: Proativos.com

O Difícil Início regularmente realiza postagens sobre características que acredita serem necessárias no perfil dos atuais e futuros candidatos ao mercado de trabalho, como por exemplo, Persuasão (http://dificilinicio.blogspot.com.br/2016/02/a-persuasao-e-o-seu-poder-de-influencia.html) e Empatia (http://dificilinicio.blogspot.com.br/2016/01/empatia-como-ela-pode-te-ajudar-na-sua.html). Chegamos a mais uma! O Tema de hoje é Proatividade! Você sabe o que realmente significa? Acredita que essa característica realmente pode ser encontrada em seu perfil?

A Proatividade nada mais é do que a capacidade de antecipação de uma ação, solucionando algum problema ou realizando alguma tarefa por exemplo. Só pelo significado dá pra entender o por que de as organizações atualmente desejarem tanto profissionais com esse perfil. No decorrer das etapas de um processo seletivo, ao ser perguntado sobre elementos positivos em você, essa já foi sua resposta em algum momento certo? Mas será que você realmente é ou apenas está usando esse clichê?

A questão em ter Proatividade atualmente vai muito além do seu significado de dicionário. Em meio a esse cenário caótico em que vivemos, será que você está buscando se antecipar em relação a possíveis acontecimentos? Está buscando informações que podem ser futuros diferenciais? Está conectado as constantes inovações que surgem, como por exemplo, novos produtos, aplicativos e softwares? Estudar alguma nova tendência de conhecimento, aprender uma nova língua, sair da sua zona de conforto e buscar algo que você ainda não tem em seu perfil são sinais de profissionais mais proativos.

Já com sua oportunidade consolidada, possuir essa característica significa gerar uma maior eficiência, maior produtividade e engajamento. Se seu sonho de carreira é alcançar um cargo de liderança, por exemplo, você deve ter isso no seu sangue. Além disso, desenvolvê-la, torna ainda mais fácil possuir as características que também já passaram pelo Blog.

Sendo assim, seguem algumas dicas de como se tornar mais Proativo:


Fica então essa reflexão: Você realmente é Proativo? Ou acha que deve trabalhar mais para desenvolver essa característica? Para finalizar meu amigo leitor, você já sabe daquele nosso pedido tradicional né? Não se esqueça de deixar o seu +1 aqui embaixo, além de curtir e compartilhar esse texto nas suas redes sociais. Você vai estar ajudando o blog a alcançar mais pessoas que querem saber mais sobre esse e outros temas abordados por nós. Até o próximo post!

0 comentários:

Postar um comentário