segunda-feira, 28 de março de 2016

DI Experience: Publicidade e Propaganda por Vítor Siqueira

Fonte: Utp.edu.br

O nosso Blog traz hoje o terceiro texto de seu novo quadro, o DI Experience, que nada mais é do que um texto colaborativo sobre uma área em específico, falando sobre dificuldades de início de carreira, estágio, dicas, especializações, etc... Nos dois primeiros textos os temas foram Direito (http://dificilinicio.blogspot.com.br/2016/03/di-experience-direito-por-joao-paulo.html) e Educação Física (http://dificilinicio.blogspot.com.br/2016/03/di-experience-educacao-fisica-por.html), respectivamente. O texto de hoje é sobre Publicidade e Propaganda, com o nosso amigo Vítor Siqueira. Confere aí o relato dele:

Olá caro leitor, meu nome é Vítor Siqueira, tenho 21 anos e sou aluno do curso de Publicidade e Propaganda na Universidade Vila Velha (UVV) e fui convidado para falar um pouco sobre mim e a minha área de atuação.

A paixão pela Publicidade sempre esteve presente na minha vida. A possibilidade de criar e transmitir uma ideia, um conceito, um pensamento, sempre me chamou muito a atenção e me fez ingressar em uma área que de fácil não tem nada.

O início da carreira do publicitário é muito complicado e isso se agrava em momentos de crise econômica, como a que vivemos hoje. Achar um estágio é uma missão deveras complicada e a dica que eu dou é abraçar a oportunidade que aparece. A Publicidade é conhecer pessoas e situações. Toda experiência agrega muito ao que você pode ser lá na frente. Um dos fatores que dificultam a iniciação no mercado durante a crise é o fato de que primeira medida das empresas para conter gastos é justamente cortar o setor de comunicação. Ao meu ver, uma visão completamente equivocada, pois é nessas horas que a empresa mais precisa ser vista pelo seu consumidor.
Para uma carreira de sucesso o publicitário tem basicamente quatro caminhos: Trabalhar ou fundar uma agência, ser um freelancer (trabalhar por conta própria), trabalhar em empresas privadas (as multinacionais são o sonho de muitos que ingressam nessa área) ou criar sua “Startup”, termo que está na moda ultimamente e significa dar vida a uma ideia de um negócio diferenciado e muitas vezes de risco. Com a relação a concursos públicos para a área, as oportunidades são escassas e grande parte são para trabalhar em prefeituras. É raro encontrar um publicitário concurseiro e a grande maioria só se atenta a isso bem em cima da hora.
A Internet multiplicou as possibilidades do Publicitário. Ela é um espaço muito importante para expor o que sabe e também uma grande oportunidade de trabalho. A economia é cíclica. Geralmente depois da crise, as coisas se acalmam, aí que entra a grande oportunidade citada. Vejo a Web mídia como a galinha dos ovos de ouro para os futuros publicitários e com uma economia melhor, a tendência é que mais pessoas procurem uma comunicação especializada para dialogar com seu público pela internet.

Apesar de ainda estar no quinto período (são oito no total), já escolhi o “rumo” que vou seguir. Venho de uma família que sempre teve muita coragem para empreender, e eu não poderia ser diferente. O Empreendimento deles é o S.O.S Personalizados, que você pode conferir em: https://www.facebook.com/sospersonalizados/. A Startup é a oportunidade de criar algo que lhe dá prazer em trabalhar e é por esse caminho que vou seguir.
Quanto mais estudo, mais me fascino pela Publicidade e tenho a certeza que escolhi o caminho certo para mim. Conhecer o passo a passo de uma propaganda é extremamente fascinante. Absolutamente nada é por acaso. Tudo é minuciosamente estudado e toda ação é gerada para receber uma reação do público-alvo.
Finalizo agradecendo a oportunidade de contar um pouco sobre a minha (ainda) pequena carreira profissional e também falar um pouco sobre a Publicidade. Projetos como o Difícil Início são de uma grande valia para quem, assim como eu, está lutando por um espaço no mercado de trabalho. O importante é fazer o que ama. O resto é “só” correr atrás .

Curtiu saber mais sobre a visão de carreira de alguém de Publicidade e Propaganda? Em breve teremos mais textos como esse e podemos falar da sua área de interesse! Aguarde! Mas não se esqueça daquele nosso pedido tradicional né? Não se esqueça de deixar o seu +1 aqui embaixo, além de curtir e compartilhar esse texto nas suas redes sociais. Você vai estar ajudando o blog a alcançar mais pessoas que querem saber mais sobre esse e outros temas abordados por nós. Até o próximo post!

0 comentários:

Postar um comentário