domingo, 20 de março de 2016

DI Experience: Educação Física por Felipe Almeida

Fonte: Feac.org.br

O Difícil Início traz hoje o segundo texto de seu novo quadro, o DI Experience, que nada mais é do que um texto colaborativo sobre uma área em específico, falando sobre dificuldades de início de carreira, estágio, dicas, especializações, etc.. O texto de hoje é sobre Educação Física, com o nosso amigo Felipe Almeida. Confere aí o relato dele:

Meu nome é Luiz Felipe Gomes de Almeida, tenho 27 anos, ex-atleta de Natação e Voleibol. Sou formado em Educação Física (EF) pela Universidade Salgado de Oliveira (UNIVERSO), em Campos dos Goytacazes, RJ.

O curso de EF é um curso que sempre tive vontade de fazer antes mesmo de terminar o colegial, onde tive professores muito bons, que me fizeram acreditar que seria uma profissão que iria me trazer bastante satisfação, como me traz todos os dias. É um curso onde podemos trabalhar em vários ramos, como escolas, clubes, times, academias, hospitais, entre outros. Um curso que muitas pessoas acham que é fácil, por ele ser “fácil” como na época da escola onde na maioria das vezes só jogávamos futebol ou queimado, mas na verdade estudamos muito para poder entender todo o funcionamento do corpo humano.

Trabalho atualmente como professor de Natação na Academia Nova Estação e na Academia do Automóvel Clube como Instrutor de Musculação. Além disso, sou voluntário da Special Olympics Brasil (organização mundial, sem fins lucrativos, filiada a Special Olympics International e que se dedica a melhorar a qualidade de vida das pessoas com deficiência intelectual através do treinamento e competição esportiva durante o ano todo).

Minha experiência no mercado de trabalho foi bastante proveitosa. Antes mesmo de me formar já trabalhava como monitor em uma ONG, onde desempenhava a função de Facilitador de Esportes, e logo depois que me formei, continuei na mesma ONG só que agora como Professor. Este mesmo emprego foi o meu primeiro, onde para um adolescente de apenas 19 anos, se tornou uma grande oportunidade porque ministrava aula para jovens entre 15 e 18 anos (pessoas quase da minha idade). Foi uma experiência bacana por cerca de 4 anos. Em seguida fui contratado para trabalhar em uma escola de Educação Infantil, algo muito importante para meu crescimento profissional, pois tínhamos de lidar com crianças com vários tipos de deficiência, seja ela física ou psicológica. 

Após esse período trabalhei como Personal Trainer e atuei em uma outra escola, mas dessa vez onde a clientela era de 4 à 18 anos. Atualmente trabalho nos 2 empregos citados lá em cima, onde já possuo mais de 2 anos nos mesmos.

Acredito que é um curso bem forte no mercado, pois à maioria das pessoas que se formam, logo conseguem emprego e algumas até já saem da faculdade com emprego certo, como foi o meu caso. E por mais tempo que passe, é um curso que nunca cai na mesmice, pois sempre vem chegando modalidades esportivas novas, que fazem com que a procura de profissionais capacitados aumente. Acho interessante que nós profissionais não fiquemos só com a base da universidade, já que podemos fazer um curso de extensão ou uma Pós-Graduação para poder melhorar nossa qualificação e até mesmo a nossa remuneração. Além disso, sou à favor do concurso público, por ser uma boa alternativa para quem quer uma renda fixa, porque na nossa profissão com certeza o concurso é uma das melhores alternativas para quem pretende ter uma aposentadoria tranquila e uma qualidade de vida melhor.

Graças à Educação Física consegui me tornar um ser humano melhor e hoje tenho orgulho da minha profissão e será através dela, que no dia 31/07/2016, vou realizar um dos meus maiores sonhos, que é participar do Revezamento da Tocha Olímpica Rio 2016.

Aproveitando o espaço, gostaria de agradecer pela oportunidade estar contando um pouco sobre minha trajetória profissional e falar um pouco da minha profissão na qual me orgulho bastante. Gostaria de deixar um recado para vocês: "Faça sempre o que o coração de vocês pedir, não se deixem influenciar por pai, mãe, familiares ou amigos, quem vai arcar com as consequências sejam elas, boas ou ruins no futuro somos nós mesmos". Obrigado!


Curtiu saber mais sobre a carreira de um profissional de Educação Física? Em breve teremos mais textos como esse e podemos falar da sua área de interesse! Aguarde! Mas não se esqueça daquele nosso pedido tradicional né? Não se esqueça de deixar o seu +1 aqui embaixo, além de curtir e compartilhar esse texto nas suas redes sociais. Você vai estar ajudando o blog a alcançar mais pessoas que querem saber mais sobre esse e outros temas abordados por nós. Até o próximo post!

2 comentários:

  1. Obrigado mais uma vez por esse espaço, ele é muito importante pra nós da área e também para as outras pessoas conhecerem um pouco mais sobre ela. Sucesso!

    ResponderExcluir