quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

Dicionário do Difícil Início: Termos utilizados na área de Projetos


O Difícil Início traz hoje mais um dicionário! E dessa vez com uma novidade: O tema foi escolhido por vocês leitores em nossa página no Facebook (https://www.facebook.com/DificilInicio). E vocês decidiram por Projetos, que em sua definição de acordo com o PMI (Você irá descobrir mais pra frente o que significa) consiste no conjunto de atividades temporárias, destinadas a elaborar um serviço, produto ou um resultado único. Em uma empresa, é o início da implementação prática do planejamento estratégico elaborado.

Então, vamos aos termos importantes sobre Projetos:

  • Escopo: Consiste em todo o trabalho que será desempenhado no decorrer do projeto visando o resultado final, seja ele um produto ou serviço.
  • Gráfico de Gantt: Diagrama desenvolvido pelo Engenheiro Americano Henry Gantt em 1917, muito utilizado para que seja observado o andamento das etapas executadas em um projeto.
  • Marcos: Trata-se da simbolização de que uma determinada etapa de um projeto foi finalizada. Quem for o responsável pelo gerenciamento, deve ficar bem atento a eles, tendo em vista que a não existência dos próprios, pode ser gerada por atrasos no planejamento, questões financeiras, etc..
  • MS Project: Possivelmente a ferramenta mais utilizada quando se fala em gerenciamento de projetos, criada pela Microsoft, sendo bem funcional e com diversos recursos, como por exemplo o Gráfico de Gantt. Existem diversos cursos sobre a ferramenta, sendo assim, vale a pena dar uma procurada leitor.
  • Orçamento: Somatório dos custos estimados para a realização das atividades do projeto, servindo como base para análise de como o próprio está sendo executado em seu decorrer.
  • PMI: Originado do inglês Project Management Institute, sendo uma das maiores associações quando se fala em Projetos. Atualmente, por exemplo, eles produzem 8 tipos de certificações, agregando valor e competência aos profissionais que as possuem.
  • PMBOK: É o principal guia para os profissionais da área, sendo elaborado pelo PMI no final da década de 60, contendo os conceitos e as técnicas mais importantes do gerenciamento de projetos. 
  • Risco: Evento ou possível cenário que pode ocorrer em determinado momento, que pode atuar sobre o projeto de forma positiva ou negativa, afetando o produto final. Um exemplo seria a falta de obtenção de alguma licença para a realização.
  • ROI: Nesse período de crise sendo ainda mais essencial, originado do inglês Return on investiment, é um dos principais indicadores usados na hora de analisar a viabilidade de um projeto, verificando a margem de retorno que será obtida com o próprio.
  • TAP: Sigla para Termo de Abertura do Projeto, que como o próprio nome sugere, é o passo inicial, sendo um documento formal que autoriza e esclarece tudo aquilo que será realizado, resultado final que será entregue, escopo, cronograma, riscos, entre outros elementos.

Se você perdeu alguma das nossas duas edições anteriores, fique tranquilo amigo leitor! Seguem os links de acesso:


E aí, dúvidas solucionadas? Aprendeu mais sobre Projetos? Tem interesse em saber sobre outro tema? Em breve teremos novas pesquisas, fica ligado! Não se esqueça de deixar o seu +1 aqui embaixo, além de curtir e compartilhar esse texto nas suas redes sociais. Você vai estar ajudando o blog a alcançar mais pessoas que querem saber mais sobre esse e outros temas abordados por nós. Até o próximo post!

0 comentários:

Postar um comentário