quinta-feira, 31 de março de 2016

DI Experience: Engenharia de Produção por Jéssica Dias

Fonte: Exame.com

O Difícil Início traz hoje o quarto texto de seu novo quadro, o DI Experience, que nada mais é do que um texto colaborativo sobre uma área em específico, falando sobre dificuldades de início de carreira, estágio, dicas, especializações, etc... Se você perdeu o último texto, pode ficar tranquilo! Falamos sobre Publicidade e Propaganda (http://dificilinicio.blogspot.com.br/2016/03/di-experience-publicidade-e-propaganda). Mas vamos ao que interessa. O texto de hoje é sobre Engenharia de Produção, com a nossa amiga Jéssica Dias, a primeira participação feminina do quadro. Confere aí o relato dela:

Olá, pessoal! Meu nome é Jéssica, sou estudante do último ano de Engenharia de Produção da Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF), em Campos dos Goytacazes (RJ), leitora ávida e youtuber.

Para quem não conhece, Engenharia de Produção é o ramo da engenharia que lida com a otimização de processos e sistemas complexos. Nela os engenheiros procuram formas de eliminar desperdícios nos processos de produção, além de inventar/aplicar maneiras mais eficientes de usar os trabalhadores, máquinas, materiais, informações e energia para fazer um produto ou prover um serviço. A beleza deste curso é, pra mim, a possibilidade de aprender sobre várias das áreas diferentes relacionadas à produção, desde as etapas fabris até as de planejamento e financeiras; além disso, temos disciplinas gerenciais, de inovação e empreendedorismo, afinal nosso trabalho é fazer as coisas serem melhores. E se isso não for possível, inventamos!

Uma implicação desta multidisciplinaridade da Engenharia de Produção é que, pela nossa formação, podemos trabalhar em várias áreas: operações, finanças, logística, áreas gerenciais, entre outros. Isso faz com que todos os tipos de empresa abram vagas qualificadas a nós. Além disso, também podemos partir para a criação do nosso próprio negócio ou prestar concursos – sim, há concursos para nós! Eu pessoalmente sou apaixonada pelo curso, não me arrependo da minha escolha, pelo contrário!

Durante a faculdade já participei de comissões de eventos na universidade, fiz pesquisas, fui intercambista pelo Ciência sem Fronteiras (CSF), escrevi para um blog de engenharia e, já no Brasil, fiz dois estágios: um relacionado a melhorias no setor de logística e outro na área de serviços. Cada uma destas experiências me ensinou MUITO. Se eu pudesse voltar atrás teria feito ainda mais coisas. Um conselho: aproveite todas as oportunidades que sua universidade oferece pois isso te trará um aprendizado que o ajudará muito no futuro. Enxergue adiante!

Falando um pouco mais sobre o CSF, foi uma experiência incrível. Durante minha estadia nos Estados Unidos tive a oportunidade de aprender a língua, conhecer pessoas do mundo todo e, claro, aprender mais sobre Engenharia de Produção. Cursei lá algumas matérias de Engenharia e Empreendedorismo e elas realmente superaram minhas expectativas. O modelo de ensino na universidade americana é diferente, mais voltado para a prática e projetos em cada disciplina – mas também temos provas e deveres de casa. Pode parecer muito mais difícil que aqui, mas o processo de aprendizado para mim foi extremamente maior que em algumas matérias que fiz aqui no Brasil e eu não trocaria estes aprendizados por nada. Além do inglês e das aulas na minha área também tive a oportunidade de fazer dois meses de pesquisa científica, que também foi uma experiência muito boa, apesar das eventuais dificuldades.

A busca pelo estágio foi longa e cansativa, passei por vários processos e levei vários “não” até ser admitida por uma empresa; porém, toda a busca valeu a pena, pois foram experiências excelentes tanto no campo profissional quanto no pessoal. Um conselho: não desista. Eu sei que não é fácil. Talvez você não encontre exatamente a vaga perfeita, então sempre abra seus olhos para as oportunidades.

Acredito que a situação atual no nosso país não é das melhores, porém não deixo isso me abater. Tenho metas em relação a minha carreira e acredito que vou alcançá-las se eu correr atrás e me preparar para isso. Vou continuar estudando e adquirindo experiência através dos estágios/empregos e tentar ser a melhor profissional possível.

Muitas pessoas escolhem sua graduação de acordo com o mercado. Eu acredito veementemente que não há nada melhor que fazer o que se gosta! Escolhi Produção porque foi o curso com o que mais me identifiquei: adoro trabalhar com melhorias. Sei que muitas pessoas têm dúvidas em relação ao curso e às áreas que podem seguir, por isso criei um canal no YouTube, para dividirmos nossas experiências e entendermos melhor as dificuldades e oportunidades desta carreira. Acredito que a interação entre graduandos e graduados é uma ótima forma de aprender! 

Então, se você quiser conhecer mais sobre a Jéssica e os projetos dela:


  • Instagram e Snapchat: jessicapdias
E aí leitor, curtiu saber mais sobre a visão de carreira de alguém de Engenharia de Produção? Em breve teremos mais textos como esse e podemos falar da sua área de interesse! Aguarde! Mas não se esqueça daquele nosso pedido tradicional né? Não se esqueça de deixar o seu +1 aqui embaixo, além de curtir e compartilhar esse texto nas suas redes sociais. Você vai estar ajudando o blog a alcançar mais pessoas que querem saber mais sobre esse e outros temas abordados por nós. Até o próximo post!

0 comentários:

Postar um comentário