sexta-feira, 13 de novembro de 2015

TCC: De inimigo a chance de futuro!



Se existe algo que tira o sono da maioria dos universitários, é o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Trabalhoso e gerador de divergências, o TCC exige dos futuros pertencentes do mercado de trabalho, intensa pesquisa e dedicação. São diferentes produtos finais, como por exemplo artigos científicos e planos de negócios, mas cabe aos alunos desde o pensamento inicial sobre qual será o tema do seu trabalho ter uma grande sacada, que pode ser muito útil para o seu futuro.

Em um mercado cada vez mais exigente quando o quesito é inovação e diferenciação, ter um estudo alinhado com uma área que está em desenvolvimento ou criar uma alternativa para um projeto ou ocupação que você já possui pode render frutos. Por que não criar um projeto que pode virar um negócio? Sempre são citadas empresas que nasceram através de parcerias universitárias! Por que não gerar uma alternativa para algum problema na empresa da sua família?

Ainda existe um outro viés não muito explorado. Pesquisas e trabalhos desse tipo podem ter impactos sociais e sustentáveis, auxiliando na análise e desenvolvimento de projetos que podem melhorar a vida das pessoas. Além disso cabe as universidades, seja qual for o objetivo final do TCC nas próprias, incentivar os futuros profissionais a desenvolver ideias que produzam real impacto na sociedade.

Para você que já concluiu ou está concluindo o seu TCC, pense se ele não pode produzir alguma das alternativas já citadas pelo Difícil Início. De repente, a oportunidade que você está esperando pode estar bem próxima de você! Fica a nossa dica!

0 comentários:

Postar um comentário