terça-feira, 17 de novembro de 2015

Resiliência: A característica que todo o profissional deve ter!


Se existe algo cada vez mais visível é a mudança constante que ocorre no mercado de trabalho, seja em qualquer área analisada. Por isso, faz-se cada vez mais necessária a presença de profissionais que se adaptem, que saibam exercer a sua função sobre pressão, superando obstáculos, com motivação contínua e capacidade de pensar a longo prazo. Essa necessidade traduz o nascimento de profissionais com Resiliência, característica oriunda da Física, que consiste na capacidade de voltar ao que era antes após a aplicação de uma energia, mas neste caso alinhada ao mercado.

Ser um profissional resiliente exige com certeza um grande autoconhecimento. É imprescindível ter uma grande inteligência emocional, saber seus pontos fortes e pontos a desenvolver, empatia, ser flexível e saber amadurecer com o não atingimento dos objetivos. Além disso, pessoas entendem e agem diferente quando se vêem de encontro a problemas, então também é preciso saber gerir e tirar o mais positivo de cada um e de cada situação.

Seguem algumas dicas para desenvolver essa característica em seu perfil profissional e um texto do empresário Abílio Diniz sobre este tema:
Caso queira aprofundar ainda mais a busca por essa competência, vale entrar no site da Sociedade Brasileira de Resiliência (http://sobrare.com.br/), que disponibiliza conteúdos e cursos sobre este tema.

Acredita que possui essa competência? Se não, procure desenvolvê-la, pode ser o diferencial que você precisa!

Um comentário:

  1. Nossa dica maravilhosa, realmente não podemos fazer "corpo mole", estão de olho nas pessoas resistentes para que possam oferecer chances de crescimento, pois, se a pessoa sabe lidar com uma dificuldade pequena saberá lidar com uma dificuldade maior e assim por diante.
    Adorei. ;)

    ResponderExcluir