quinta-feira, 19 de maio de 2016

Vestuário em Processos Seletivos: Clichê ou Diferencial Real?

Fonte: chegamais.ciadetalentos.com.br

O DI chega hoje com mais uma reflexão! Em meio a muitas etapas online, cada vez mais constantes nos processos seletivos, chega aquele momento em que você tem que participar de uma etapa presencial, como por exemplo uma Dinâmica de Grupo, tema do nosso último texto (http://dificilinicio.blogspot.com.br/2016/05/dinamica-de-grupo-voce-sabe-como-agir). E aí caro leitor, como diria a saudosa música de Noel Rosa, vem a sua mente: "Com que roupa eu vou?". Essas dúvidas a respeito do Vestuário a ser utilizado são sempre pertinentes né?

Mas não queremos com esse texto bater mais uma vez na tecla do que é certo ou não de você usar e sim, ir mais além no entendimento! Vamos a um exemplo prático! Esse que vos escreve recentemente participou de um processo na cidade do Rio de Janeiro, onde em aproximadamente 100 candidatos, a assombrosa maioria estava em um alto nível de comprometimento de Vestuário. Pouquíssimos destoavam e por pequenos detalhes.

Será que esse entendimento se deve a empresa que está proporcionando a vaga? Será que se deve a cidade onde estava sendo realizado o processo? Será que todos vão apenas por ir, pelo Clichê, porque os pais ou amigos sugerem ou tem o pensamento de aquilo é realmente avaliado, sendo somado a questões técnicas e psicológicas? Pense nisso!

Pequenos detalhes fazem a diferença, Acredite! Veja só esse exemplo: De acordo com um artigo publicado pela Cia de Talentos (http://www.chegamais.ciadetalentos.com.br/13-principais-motivos-de-reprovacao-dos-candidatos-nos-processos-seletivos/), o Vestuário utilizado pelos candidatos é um dos 13 principais motivos de eliminação. Além disso, eles ainda sugerem algumas opções que podem ser usadas.

Se você possuir dúvidas ainda sobre a adequação do que você usa, você tem que estar atento a expressão em inglês Dress Code, que deve ser analisada de duas formas. A expressão significa uma espécie de código, etiqueta de Vestuário que é estabelecida. Algumas empresas já possuem o seu para seus ambientes de trabalho, então estar atento a isso pode ser um diferencial. Soma-se a isso, o desenvolvimento de novos negócios voltados para essa demanda. Fica a dica para você empreendedor!

Seguem algumas dicas para você entender melhor o assunto:


E aí leitor, o que me diz? O Vestuário pode fazer realmente a diferença na busca pela sua oportunidade? Comenta aqui ou na nossa Fanpage a sua opinião! E para fechar, você não pode se esquecer daquele nosso pedido tradicional né? Deixar o seu +1 aqui embaixo, além de curtir e compartilhar esse texto nas suas redes sociais. Você vai estar ajudando o blog a alcançar mais pessoas que querem saber mais sobre esse e outros temas abordados por nós. Até o próximo post!

2 comentários:

  1. O vestuário faz toda a diferença no processo seletivo! A empresa pode interpretar um candidato mal vestido como alguém que "não se deu o trabalho", "não valoriza a vaga ou a empresa", enquanto o bem vestido como interessado, profissional. Alguns dias antes da apresentação de monografia da minha turma, os professores alertaram sobre a vestimenta, e pasmem: a grande maioria não se esforçou. Eu e um aluno que apresentou antes de mim fomos imensamente elogiados como os mais bem vestidos para a apresentação, com uma roupa realmente profissional.

    ResponderExcluir