segunda-feira, 30 de maio de 2016

Gestão de Pessoas: Competência que todo profissional deveria ter?

Fonte: blog.sucessoclub.com.br

O Difícil Início chega hoje com mais um texto voltado para o perfil de um profissional voltado para o mercado atual. E a sacada surgiu durante a presença no I Fórum de Empreendedorismo de Campos dos Goytacazes/RJ, que contou com palestras de Luiza Trajano (Magazine Luiza) e Luiz Quinderé (Brownie do Luiz) por exemplo. Independentemente da área, empreendedor ou empregado, são constantes a situações em que temos contato com Pessoas! Como lidar com isso? Chegamos ao tema de hoje, Gestão de Pessoas.

Segundo Idalberto Chiavenato, um dos maiores especialistas no assunto, que em seu livro definiu Gestão de Pessoas como "Conjunto de práticas necessárias para conduzir os aspectos da posição gerencial, relacionados com pessoas ou recursos humanos, incluindo recrutamento, seleção, treinamento, recompensas e avaliação de desempenho". Mas não queremos nos aprofundar nessas questões conceituais e sim, proporcionar um entendimento por outro viés. 

Na visão de empreendedor, você leitor irá lidar com diferentes tipos de Pessoas, como por exemplo clientes, fornecedores e sócios. Terá que contratar colaboradores com o decorrer do crescimento do seu negócio, treiná-los, motivá-los, fazer com que entendam a cultura do que você quer proporcionar ao mercado, além de gerar vendas mesmo em um cenário adverso. Acho que você já percebeu a ligação né?

E na visão de empregado, você pode se tornar responsável pela liderança de uma equipe ou fazer parte de uma por exemplo. Saber como Coordenar essas ações, atuação produtiva em reuniões, dar feedbacks significativos, praticar a gestão de conflitos, ter um relacionamento saudável com os outros em seu ambiente de trabalho podem ser diferenciais para o crescimento da sua carreira. 

Existe aquela máxima de que o recurso mais difícil de lidar são as Pessoas. São perfis diferentes, questões pessoais sempre a prova, mas conhecer mais e praticar mais as ideias presentes no conceito de Gestão de Pessoas, pode ser um diferencial para você em um processo seletivo, pode te fazer subir um degrau na sua carreira, pode te fazer reduzir custos no seu negócio. Pense nisso!

Seguem algumas sugestões caso você queira saber mais sobre Gestão de Pessoas:


O DI para finalizar gostaria de deixar uma mensagem de reflexão sobre o tema, um trecho presente no filme "Coach Carter - Treino para a vida", originado no poema "Nosso medo mais profundo" de Marianne Willliamson. 

"Conforme deixamos a nossa própria luz brilhar, inconscientemente damos a permissão aos outros de fazer o mesmo. Conforme nos libertamos de nosso medo, nossa presença automaticamente liberta os demais"

E aí leitor, o que me diz? Concorda que um novo profissional já tem de estar consciente de como atuar na Gestão de Pessoas ao entrar no mercado? Comenta aqui ou na nossa Fanpage a sua opinião! E para fechar, você não pode se esquecer daquele nosso pedido tradicional né? Deixar o seu +1 aqui embaixo, além de curtir e compartilhar esse texto nas suas redes sociais. Você vai estar ajudando o blog a alcançar mais pessoas que querem saber mais sobre esse e outros temas abordados por nós. Até o próximo post!

0 comentários:

Postar um comentário