terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

A utilização de Vídeos em processos seletivos!


O recrutamento de novos colaboradores pelas empresas ao decorrer do anos, está sendo constantemente modificado e aperfeiçoado, visando alcançar os melhores para as vagas em disputa. Já foi até alvo do nosso blog, um exemplo de inovação em processos seletivos, que é a utilização da técnica do Gamification (http://dificilinicio.blogspot.com.br/10/inovacao-em-processos-seletivos). Mas estamos aqui hoje para tratar de uma constante atual em processos seletivos: A utilização de Vídeos! Você sabe qual a melhor maneira de fazer um? Sabe como torna-lo um diferencial para você?

Para muitos candidatos, isso apresenta um grande desafio! Expressões como: "Não vai rolar, eu não sei como fazer", "Eu vou travar, não consigo" ou "Vou gaguejar na hora" são comuns, não é? Mas é necessário praticar! Lembra daquela ideia de que a prática leva a perfeição? Com o tempo, o desenvolvimento desses Vídeos para processos seletivos se dará de forma natural e você alcançará melhores resultados.

A utilização desses Vídeos, em sua maioria, pode se dar de três formas:

Vídeo como uma Etapa do processo

Casa & Vídeo, Arpex e Heineken são exemplos de empresas que já utilizam no decorrer das etapas de seus processos, a demanda por gravações curtas de apresentações dos candidatos, falando sobre o seu perfil, projetos realizados, experiências, etc... Podendo constituir uma etapa eliminatória, esteja assim preparado, saiba destacar da melhor forma seus diferenciais, suas melhores experiências, desenvolvendo formas de atrair a atenção e a curiosidade do recrutador em relação a você.

Entrevistas

A utilização de mecanismos de Videoconferência, como por exemplo Hangouts e Skype, também é muito utilizada, principalmente para candidatos de localidades distantes. Assim como uma entrevista presencial, é necessário preparação e estudo, conhecer a empresa, saber como se portar diante da câmera, escolher um local adequado, bem como estar vestido de forma apropriada.

Seguem links com dicas e para um melhor entendimento:


Vídeo-Currículo

Ainda não muito disseminado no Brasil, sendo uma junção entre a utilização dos Vídeos em uma etapa e o tradicional currículo impresso, trata-se de uma forma do recrutador perceber características de perfil mais específicas no candidato, como criatividade, habilidade de comunicação e elementos comportamentais. Porém, é necessário verificar antes se a empresa a qual você está tentando fazer parte, admite este tipo de iniciativa.

Se interessou? Seguem algumas dicas para você elaborar o seu:


Para finalizar meu amigo leitor, você já sabe daquele nosso pedido tradicional né? Agora que você já sabe como e em que situações os Vídeos podem ser usados em processos de recrutamento, Não se esqueça de deixar o seu +1 aqui embaixo, além de curtir e compartilhar esse texto nas suas redes sociais. Você vai estar ajudando o blog a alcançar mais pessoas que querem saber mais sobre esse e outros temas abordados por nós. Até o próximo post!

0 comentários:

Postar um comentário