segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

Currículo: Sim ou não? Qual a sua opinião?


A postagem de hoje do Difícil Início visa promover um debate: Quanto a utilização de Currículos pelas empresas na avaliação dos candidatos, você concorda? Acha que é a melhor maneira? Toda essa ideia de abordagem surgiu com a reportagem publicada pela Valor Econômico no dia 13 de Janeiro, sobre grandes empresas que estão realizando a contratação de seus colaboradores sem a utilização desse instrumento de avaliação (http://www.valor.com.br/carreira/4388670/empresas-contratam-sem-avaliar-curriculo). 

O Currículo é utilizado na maioria das empresas como primeira interação com os candidatos, sendo entregues de forma impressa, enviados por e-mail ou cadastrados em sites de disponibilização de vagas, funcionando como suporte em futuras etapas como entrevistas e dinâmicas, devido as informações contidas neles, como experiências profissionais, formação e cursos extracurriculares. Inclusive, a sua elaboração já foi tema de uma de nossas postagens (http://dificilinicio.blogspot.com.br/2015/09/como-elaborar-um-bom-curriculo.html). É inegável a sua tradição e funcionalidade.

Algumas empresas porém estão trilhando outros caminhos. Como pode ser visto na reportagem, a modalidade de "contratação cega" vem começando a ser utilizada, sem informações pessoais, onde a capacidade e o desempenho dos candidatos são exaltados, através da participação em desafios, jogos ou executando atividades da função real a que se candidataram. Empresas como a IBM, a Deloitte e a KPMG são exemplos. Com essa abordagem, a contratação de pessoas que não tem o perfil adequado para a função, por indicações, estereótipos ou preconceitos por exemplo, é evitada.

A não utilização do Currículo admite que os candidatos possam desenvolver da melhor forma dois temas já abordados pelo blog:


E você, acredita que qual das duas abordagens é melhor? 


Comente aqui ou na nossa página! Além disso, se você gostou do texto, coloca seu +1 aqui embaixo e não deixe de curtir e compartilhar nas redes sociais. Você vai estar nos ajudando muito!



Um comentário: