segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

A possibilidade de se tornar um MEI e o crescimento do seu negócio!

Fonte: Programadogoverno.org

O Difícil Início volta nessa semana com uma temática voltada ao Empreendedorismo. Você sabe o que é um MEI? E quais as vantagens de ser um? Então vamos lá! A sigla MEI significa Microempreendedor Individual, uma modalidade de trabalhador que gera uma micro ou pequena empresa, se tornando dono do seu negócio. A possibilidade nasceu de uma iniciativa do Governo Federal através da criação da Lei complementar nº 128 de 19 de Dezembro de 2008. De acordo com o site Portal do Empreendedor, já são mais de 5 milhões de MEI no país. Talvez esse seja o início da sua caminhada, já pensou?

As principais vantagens de ser formalizar como MEI são:

  • Possuir um CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas);
  • Emissão de Notas Fiscais;
  • Facilidades na abertura de Conta Bancária;
  • Direito a um empregado;
  • Benefícios da Previdência Social como por exemplo, Aposentadoria e Auxílio Maternidade.

Existem entretanto alguns requisitos e restrições ao Microempreendedor Individual. Com relação ao faturamento, o máximo permitido é de R$ 60 mil ao ano, além de não ser permitido possuir outra empresa. Soma-se a isso, a necessidade de pagamento de impostos, através de carnês, com valores mediante a segmentação das atividades.

Você leitor que já possui seu pequeno negócio ou tem uma ideia e quer colocar em prática pode procurar um dos maiores parceiros do Micro e pequeno empresário, que é o Sebrae, que em seu site disponibiliza um passo a passo de como adquirir essa formalização (http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/Passo-a-passo-para-a-formaliza%C3%A7%C3%A3o) e a possibilidade de realização de cursos, presenciais ou a distância, de temas como por exemplo, planejamento, vendas e precificação. (http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/sebraeaz/Com-as-solues-SEI-voc-aprende-a-cuidar-bem-de-seu-negcio). 

Ainda de acordo com o próprio, após se tornar um MEI, foi possível constatar um aumento de 55% no faturamento dos empreendedores, além de que 54% tiveram a oportunidade de ampliar seus investimentos. Então, se surgiu o interesse em se formalizar, todo o processo, bem como a emissão de carnês e certificado, declaração de rendimentos, entre outros itens, pode ser realizada no site:

Portal do Empreendedor 

E aí gostou desse texto? Entendeu como funciona o MEI? Não esquece de deixar o seu +1 aqui embaixo, além de curtir e compartilhar esse texto nas suas redes sociais. Você vai estar nos ajudando e colaborando com mais empreendedores que querem saber mais sobre esse tema.

0 comentários:

Postar um comentário