domingo, 30 de outubro de 2016

O Branding como meio de crescimento profissional

Fonte: www.storytelling.fr

O DI chega hoje com uma combinação que pode produzir um diferencial enorme na sua carreira profissional! Não acredita? Essa é a receita: Combine dois temas de textos já produzidos por nós, Marketing Pessoal (http://dificilinicio.blogspot.com.br/2015/10/marketing-pessoal-voce-saber-fazer-o-seu) e Storytelling (http://dificilinicio.blogspot.com.br/2016/01/o-poder-do-storytelling-e-como-ele-pode), com um dos principais termos do Marketing atual. Estamos falando do Branding Pessoal! Fica tranquilo, você já vai entender!

Primeiro vamos a definição de Branding, que nada mais é do que gerar diferenciação de um produto ou serviço, através de uma marca que é promovida ao consumidor. Já percebeu alguma ligação né? A Istoé Dinheiro já publicou uma reflexão sobre o conceito no Brasil, verificando que as empresas que tem estratégias voltadas para o fortalecimento do próprio, tem mais sucesso e estão no topo em seus respectivos segmentos.

Mas o que ele pode agregar ao lado pessoal de carreira? Derivou do Branding, um conceito chamado Branding Pessoal, que nada mais é do que a construção de uma marca própria, uma mistura ideal de características profissionais e experiências, se destacando em meio a multidão de profissionais que estão buscando o seu lugar ao sol, seja de forma liberal ou no meio empresarial.

Você tá aí pensando.. Aah.. É a mesma coisa de Marketing Pessoal que todo mundo fala e que eu já li não sei aonde! O Branding é um pouco mais complexo, onde as estratégias que você utiliza no seu Marketing Pessoal como por exemplo Vestuário adequado, criatividade e autoconhecimento, ajudam na construção da sua marca.

Pense no exemplo de um processo seletivo, de alta concorrência e diversos perfis de candidaturas. Como você se diferencia? Como chama atenção dos recrutadores? Em uma analogia rápida, você está em um supermercado e precisa adquirir alguns produtos. O que te leva a escolher por exemplo uma Coca Cola e não uma Pepsi ou Guaraná Antártica? Um chocolate da Nestlé ao invés de um da Garoto? Uma Carne da Friboi ao invés de uma comum? Eu sei que você lembrou do Tony Ramos falando né?

Fora a parte cômica, você pode perceber que o que atuou nesse processo decisório foi a Marca e toda a sua construção! Isso foi o diferencial! E também pode ser o seu! Pense em você como uma marca, obtenha parceiros (Networking), entenda o real nicho do seu produto (Foco), saiba suas principais características (Perfil), Divulgue seu produto da maneira correta (Aparência, Redes Sociais, Postura) e Mantenha-se atualizado em relação a concorrência (Leitura, pesquisa e busca por novos conhecimentos).

Caso o leitor queira ampliar os seus conhecimentos na área, o DI tem uma grande sugestão de literatura! Trata-se do livro Personal Branding: Construindo a sua Marca pessoal, do especialista em Marketing brasileiro Arthur Bender, que pode ser adquirido no Submarino ou na Americanas.com. Vale e muito a leitura! Outras opções muito válidas são:


Esse segmento ainda oferece uma novidade! Já existem diversos profissionais e empresas nessa área, sendo responsáveis por mudar uma dinâmica no mercado, o que segundo a Personalbranding.org, é a mudança do B2B (Business to Business) para o H2H (Human to Human). Um exemplo acontece no próximo dia 07, quando tem início a Semana Internacional do Personal Branding, 100% Gratuita e Online, com palestrantes de países como Brasil, Estados Unidos, Espanha e Portugal.

Então leitor, pronto pra implementar o Branding Pessoal na sua carreira profissional? Comenta aqui ou na nossa Fanpage, se você também acredita que o Branding pode ser um diferencial pra você! E para fechar, não se esqueça daquele nosso pedido tradicional né? Deixe o seu +1 aqui embaixo, além de curtir e compartilhar esse texto nas suas redes sociais. Você estará ajudando o blog a alcançar mais pessoas que querem saber mais sobre esse e outros temas abordados por nós. Até o próximo post!

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