terça-feira, 4 de outubro de 2016

DI Experience: Comércio Exterior por Marina Freitas

Fonte: www7.fiemg.com.br

O Difícil Início traz hoje o décimo quinto texto do nosso DI Experience. Caso você tenha perdido o nosso texto número catorze, pode ficar tranquilo amigo leitor! Falamos sobre Engenharia Civil (http://dificilinicio.blogspot.com.br/2016/09/di-experience-engenharia-civil-por). Mas vamos ao que interessa. Em uma nova participação feminina no quadro, o tema do texto de hoje é Comércio Exterior, com a nossa amiga Marina Freitas. Confere aí o Experience dela: 

Olá, meu nome é Marina Freitas, tenho 18 anos e hoje vou falar um pouquinho sobre o meu curso, mercado de trabalho entre outros assuntos relacionados.

Atualmente estou no 4º Semestre de Comércio Exterior, curso na Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo (FATEC). Anteriormente, me formei como técnica em Administração pela Escola Técnica do Estado de São Paulo (ETEC). Como sempre frequentei escolas e cursinhos públicos, os meus principais objetivos eram cursar uma universidade pública ou então ter bolsa integral e cursar algum curso relacionado à Administração.

Fui aprovada no vestibular e hoje estou no segundo ano de Comex (Comércio Exterior). No início eu pensava: "O que eu estou fazendo aqui?", mas aos poucos fui me adaptando e me apaixonando por tudo. O Comex é o curso ideal na minha opinião para quem tem afinidade como matérias como, por exemplo: Geografia, Idiomas, História, Matemática e Economia.

Quando você faz uma compra em um site da China, por exemplo, o primeiro pensamento vai ser "que demora!" ou então "Que burocracia a receita federal faz viu!", porém preciso lhes falar que existem muitos detalhes a serem averiguados. Muitos documentos, anuências, preços a serem discutidos, ou seja, até que sua encomenda chega rápido viu.

Só para ser mais específica, um navio demora em torno de uns 15 dias até chegar ao porto de Santos. Lá é necessário fazer o desembaraço aduaneiro que se você tiver sorte e for muito rápido, sua mercadoria estará liberada em 3 dias, sem contar o prazo que os órgãos anuentes estipulam para lhes fornecerem alguns documentos, o que não é nada rápido.

Mas o lado bom disso tudo, é que você vai fazer algo que tu gostas. E olha, não a nada mais interessante que conhecer outras culturas, aprender novos idiomas e saber um pouquinho de cada país.

Em relação a Pós-Graduação é superinteressante a meu ver para qualquer horário, já que a especialização em algum segmento da área de Comércio Exterior te trará uma melhor percepção das coisas. Sobre o mercado de trabalho, bom, em tese é um mercado que nunca entra em crise, pois se o mercado interno está ruim, você exporta e assim inversamente.

Ainda não trabalho na área, pois prefiro me dedicar 100% aos estudos, já que por ser uma Faculdade pública, não tenho tantas "despesas". Porém sempre participo de algumas entrevistas e a meu ver é um mercado em que você precisa de alguns requisitos básicos para alcançar uma vaga de estágio por exemplo, como inglês e espanhol fluente, Pacote Office, entre outros. Na região de Barueri em São Paulo, por exemplo, existem muitas empresas que atuam internacionalmente e até mesmo um porto seco, possibilitando assim muitas oportunidades na área. Quando o assunto é salário, a remuneração é boa, assim como as oportunidades de crescimento.

E aí leitor, curtiu saber mais sobre a visão de carreira de alguém de Comércio Exterior? Em breve teremos mais textos como esse e podemos falar da sua área de interesse! Aguarde! Mas não se esqueça daquele nosso pedido tradicional né? Não se esqueça de deixar o seu +1 aqui embaixo, além de curtir e compartilhar esse texto nas suas redes sociais. Você estará ajudando o blog a alcançar mais pessoas que querem saber mais sobre esse e outros temas abordados por nós. Até o próximo post!

0 comentários:

Postar um comentário