quarta-feira, 12 de outubro de 2016

Inteligência Emocional: O quanto ela pode ser vital para a sua carreira?

Fonte: empreendedorx.com.br

O Difícil Início chega hoje com um tema que você deve ter vivenciado amigo leitor, mas talvez não tenha conhecimento de que exista uma dinâmica tão grande com relação a isso. Em um processo seletivo, em uma prova na faculdade, ao apresentar a sua ideia de negócio para algum investidor, o leitor teve que trabalhar a sua Inteligência Emocional. Esse é o tema do nosso texto de hoje!

A Inteligência Emocional é um conceito originado na Psicologia, consistindo em reconhecer aquilo que acontece com você em relação a emoções e sentimentos e a sua capacidade de assimilá-los e lidar com eles. Ele procede da Teoria de Múltiplas Inteligências do americano Howard Gardner, sendo uma combinação entre as Inteligências Intra e Interpessoais.

A maior referência sobre o tema é o psicólogo também americano Daniel Goleman, através da sua obra "Inteligência Emocional". No seu livro, Goleman destrincha o conceito em cinco partes:

  • Autoconhecimento Emocional: Saber quando acontecem as emoções e sentimentos em você.
  • Controle Emocional: Lidar com os próprios, tornando aquilo um aprendizado.
  • Auto-motivação: Relacionar aquilo que foi aprendido com as suas emoções para com os seus objetivos.
  • Reconhecimento das emoções nos outros: Características de Empatia e bom convívio em grupo.
  • Relacionamentos Inter pessoais: Interações a partir de competências sociais, podendo atuar na resolução de conflitos por exemplo.
Mas você pode estar pensando: Aonde o DI quer chegar com isso? Vamos a um exemplo! Segundo uma pesquisa feita pela TalentSmart, publicada pela Exame, o chamado QE (Quociente Emocional) pode ser mais decisivo na sua carreira profissional do que o QI (Quociente de Inteligência). Se é mais decisivo do que o outro tipo de QI, isso ainda é um mistério amigo leitor!

Salvo o momento cômico/trágico, queremos mostrar que pesa no momento de uma avaliação entre os candidatos, aquele que não demonstra sua ansiedade apesar de tê-la, aquele que sabe exemplificar uma real situação de conflito solucionada, aquele que é capaz de responder "Não" quando necessário e aquele que não deixa que a sua vida pessoal afete a sua carreira profissional. Esses estão passos a frente na corrida pela vaga!

Um profissional com uma Inteligência Emocional bem trabalhada tem tudo para se tornar um bom líder. Saber como gerenciar os seus colaboradores, solucionando pequenos problemas e tirando máximo de cada um profissionalmente está diretamente ligado a essa característica. Além disso, este tipo de profissional tende a ser mais positivo, não abaixando a cabeça a cada dificuldade, mais resilientes, mais solícitos em ajudar os colegas e mais curiosos, sempre em busca de aprendizado que o faça crescer cada vez mais profissionalmente.

Mas talvez o ponto mais importante da Inteligência Emocional nos dias de hoje seja o seu caráter motivacional. Com a alta concorrência e a escassez de oportunidades, saber lidar com uma negativa em um processo seletivo, o não passar por uma questão em um concurso ou dizer algo desnecessário em uma entrevista é de extrema importância. A sua chance está próxima, acredite no seu potencial! Torne-se um profissional melhor e mais capacitado a cada negativa! Você valorizará o seu Sim ainda mais quando ele chegar!

Seguem algumas dicas para você fortalecer a sua Inteligência Emocional:

Há ainda a possibilidade de efetuar cursos na área para adquirir um maior conhecimento. O DI sugere ao leitor o site da Sociedade Brasileira de Inteligência Emocional (SBIE). Lá você pode encontrar oportunidades que aliam a Inteligência Emocional a construção de relacionamentos e a área financeira por exemplo.

E aí leitor, gostou de saber mais sobre Inteligência Emocional? Comenta aqui ou na nossa Fanpage, se a Inteligência Emocional já foi um diferencial pra você e quando! E para fechar, não se esqueça daquele nosso pedido tradicional né? Deixe o seu +1 aqui embaixo, além de curtir e compartilhar esse texto nas suas redes sociais. Você estará ajudando o blog a alcançar mais pessoas que querem saber mais sobre esse e outros temas abordados por nós. Até o próximo post!

0 comentários:

Postar um comentário