terça-feira, 26 de julho de 2016

DI Experience: Engenharia Química por Brunna Torres

Fonte: www.usc.br

O Difícil Início traz hoje o décimo texto do nosso DI ExperienceSe você perdeu o nosso texto número nove, pode ficar tranquilo amigo leitor! Falamos sobre Nutrição (http://dificilinicio.blogspot.com.br/2016/06/di-experience-nutricao-por-michele). Mas vamos ao que interessa. O texto de hoje é sobre Engenharia Química, em mais uma participação feminina do quadro com a nossa amiga Brunna Torres. Confere aí o relato dela:

Oi, gente! Meu nome é Brunna, sou estudante no 8º período de Engenharia Química da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), atual diretora de Gestão Pessoas da Empresa Júnior CONPLEQ – Consultoria e Planejamento em Engenharia Química, e estagiária de Marketing na Wella Professionals. Nada com nada, né? Pois é. 

Pra dar um pouco do meu histórico, eu fiz técnico em Análises Clínicas integrado ao Ensino Médio na Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio da FIOCRUZ. Foi maravilhoso e me exigiu muito quando eu ainda era muito nova. Essa é uma escola de formação completa e profissional, focada na saúde pública. Lá eu tive que fazer uma monografia e estágio. Eu acredito que ter estudado nessa escola fez total diferença para quem eu sou hoje.

Por ter tido essa formação muito completa, escolher um curso para a faculdade foi um grande desafio para mim. Eu estava em dúvida até o meu primeiro dia de aula na UERJ. Eu tinha aquela ideia de que escolher o curso de formação era escolher a profissão que eu ia exercer para sempre. E isso me assustava muito. Acabei escolhendo a Engenharia Química por ter grande afinidade (e facilidade) com exatas e por saber que essa era uma faculdade um pouco coringa.

Para quem não sabe, a Engenharia Química trata de processos e projetos industriais, como petroquímicos, têxteis, farmacêuticos, alimentícios, tintas, plásticos, papel e celulose, dentre tantos outros. Por isso, apesar de parecer ser uma formação muito técnica quando olhamos a grade curricular, na verdade, é uma profissão muito abrangente e que tem muita visibilidade no mercado de trabalho, como a maioria das engenharias.

Nunca me arrependi do curso que escolhi e sou, na maioria do tempo, apaixonada pela Engenharia Química. Logo no 2º para o 3º período fiz Iniciação Científica. Seis meses depois consegui meu primeiro estágio no INMETRO, fiquei lá durante seis meses e, por conta dos horários da faculdade, tive que sair desse estágio. Um tempo depois, consegui uma bolsa de Iniciação Tecnológica no INT – Instituto Nacional de Tecnologia. Fiquei lá durante oito meses e com o fim da bolsa, recomecei a busca por outro estágio.

Foi quando eu consegui o estágio na L’Oréal Brasil Pesquisa e Inovação, o estágio dos sonhos. A empresa é, de fato, maravilhosa! Eu aprendi muito lá e me encontrei no mercado de beleza. Ao contrário do que eu pensava, não se trata tanto de impor padrões, mas principalmente de empoderamento, de se cuidar e se sentir bem. Eu fiquei um ano lá e gostei muito do meio corporativo.

Foi lá que eu percebi que faltava eu me conhecer mais, que faltava alguma coisa. Então, eu procurei a CONPLEQ e participei do Processo Seletivo, mesmo estando quase no final da faculdade e já com estágio. Hoje, posso dizer que Empresa Júnior muda completamente a sua visão do mundo e de si mesmo. É uma oportunidade incrível que agrega para muito além do profissional ou do acadêmico. A CONPLEQ me deu vivências e fez com que eu desenvolvesse habilidades que eu não teria em nenhum outro lugar! Desde o primeiro dia, vivi a EJ intensamente e com apenas seis meses de empresa me candidatei à diretoria. (Saiba mais sobre a CONPLEQ nesse link: http://conpleq.com.br/). 

Paralelamente, comecei a procurar outras vagas e empresas. Eu queria algo em que realmente me identificasse. Foi quando passei no processo seletivo da Wella para o setor de Marketing. A princípio, me assustou muito trabalhar numa área totalmente diferente da minha formação. Mas foi amor à primeira vista. 

Nesse novo estágio, percebi que eu quero me formar em Engenharia Química, mas não quero trabalhar com isso. Eu entendi que, lá no vestibular, essa era a melhor escolha para mim e a profissional que eu sou hoje é, em grande parte, graças a esse curso. Mas isso não significa que tenho que me limitar a essa escolha. Atualmente, sei que a pós que vou fazer não vai ter nada a ver com engenharia. 

Aliás, essa é uma tendência que vem sido observada há um tempo: os engenheiros estão sendo, cada vez mais, “desviados de função”. Atualmente, com a crise que o mercado petroquímico está passando, esse cenário passa a ser mais comum também para os engenheiros químicos e similares.

Por fim, cada experiência dessas que eu citei foi crucial para eu conhecer o mercado de trabalho e para o meu desenvolvimento. Ter experiências é fundamental não só para o currículo. Por isso, acho que qualquer pessoa, independe da faculdade que curse, deve estar aberta às possibilidades e oportunidades que venham a aparecer. Isso faz toda diferença. Afinal, você pode vir a gostar e se descobrir em situações que nunca tenha imaginado antes. Então, o meu modo de ver (e viver) a parte profissional e acadêmica é: 


Não se limite, se permita mudar de ideia, mudar de escolhas, mudar, e buscar sempre aquilo que te faça feliz!

E aí leitor, curtiu saber mais sobre a visão de carreira de alguém de Engenharia Química? Em breve teremos mais textos como esse e podemos falar da sua área de interesse! Aguarde! Mas não se esqueça daquele nosso pedido tradicional né? Não se esqueça de deixar o seu +1 aqui embaixo, além de curtir e compartilhar esse texto nas suas redes sociais. Você estará ajudando o blog a alcançar mais pessoas que querem saber mais sobre esse e outros temas abordados por nós. Até o próximo post!

3 comentários:

  1. Ai ai, mal tô na quinta fase, e já tô em dúvida quanto permanecer no curso. Gosto demais de física e talvez eu mude para este curso(física) futuramente. Posso também terminar e aproveitar todas as oportunidades que o curso de engenharia química oferece, além da empresa júnior como você citou e laboratórios.
    Grato por sua colaboração.

    ResponderExcluir
  2. Sucesso sempre,trabalhamos juntas por 1 ano aqui na L"Oréal e você é extremamente dedicada e inteligente!!!! Merece tudo de melhor!!!

    ResponderExcluir
  3. Gostei bastante do texto.

    Caso tenham interesse também posso escrever o meu relato como estudante de Engenharia Química e mostrar um outro caminho que a minha carreira vem tomando.
    No meu caso atualmente faço estágio em acompanhamento de processo, o que é genuinamente EQ e tenho realmente consolidado a minha escolha na área mas claro, como bem foi expresso no texto, não temos e nem devemos nos limitar.

    Caso queiram a minha contribuição o meu e-mail é: stellafelix_engquimica@yahoo.com.br

    ResponderExcluir