domingo, 26 de junho de 2016

Dicionário do Difícil Início: Termos utilizados na área Financeira


O Difícil Início traz hoje a quinta edição de seu Dicionário! E mais uma vez com um tema escolhido por vocês leitores em nossa página no Facebook. A nossa edição anterior foi sobre Marketing (http://dificilinicio.blogspot.com.br/2016/04/dicionario-do-dificil-inicio-termos). Corre lá se você perdeu! Dessa vez, vocês leitores decidiram pela área Financeira

Então vamos lá! Chegou a hora de solucionar as suas dúvidas leitor! Optamos por termos que possam ser mais conhecidos em virtude de fatores como vivência, acontecimentos noticiados nas mídias ou por algum conhecimento adquirido. Se for de interesse de vocês, podemos fazer mais um, com maior profundidade, que tal?

Sem mais delongas, esses são os termos sugeridos pelo blog:

  • Análise de Viabilidade: Estudo sobre o que pode acontecer em um projeto, analisando todas as informações e variáveis, visando o sucesso do próprio. Tem como função servir de suporte para o processo de realizá-lo ou não.
  • Ativo: Elementos de valor que uma organização ou pessoa possui. Se divide em três grandes grupos: Circulante, Permanente e Realizável a longo prazo. O Caixa, Investimentos, Equipamentos e Veículos são exemplos.
  • Balanço Patrimonial: Demonstração do ocorrido em uma empresa em um determinado período. O ocorrido em questão, significa a quantificação e a movimentação entre os ativos, passivos e o patrimônio liquido da empresa.
  • Blue Chips: Termo em inglês designado para o tipo de Ação que tem uma boa procura e alta liquidez, sendo a sua grande maioria, uma ação de uma grande empresa.
  • Cotação: Termo utilizado com frequência nas Bolsas de Valores, sendo o valor designado as ações, moedas de outros países ou mercadorias.
  • Joint Venture: Associação entre empresas, onde uma deseja desempenhar uma ação, um novo projeto ou negócio e a outra dispõe do capital necessário para a tal.
  • Juros: São as remunerações de capital, seja em um empréstimo, por não ter sido movimentado ou pelo risco de um investimento. São divididos em dois grandes grupos: Simples (pago apenas em cima do montante) e Compostos (pago em cima do montante e dos juros dos períodos anteriores).
  • Liquidez: Capacidade de um título se tornar moeda. No meio empresarial, esse termo é levado em conta devido a capacidade da empresa de gerar recursos a partir dos papéis que possui.
  • Private Equity: Termo oriundo do inglês, que significa um modelo de financiamento usado por algumas empresas para propiciar crescimento ou a aquisição de organizações já existentes, sem necessidade de atuação na gestão das próprias.
  • Selic: Tipo de Taxa criada em 1979, utilizada pelos Bancos em operações financeiras que envolvam títulos públicos.
*Termo extra: Em virtude do impacto econômico que esta notícia teve nos últimos dias, a título de contextualização decidimos explicar o que é o BREXIT: Nome dado ao referendo que no último dia 24, anunciou a saída do Reino Unido da União Européia, que implicará em diversas mudanças políticas e econômicas em futuro próximo e ainda sendo alvo de análise de especialistas sobre o seu real impacto (http://www.ebc.com.br/noticias/internacional/2016/06/brexit-economia-relacoes-com-o-brasil-e-o-futuro-da-uniao-europeia)

E aí, dúvidas solucionadas? Aprendeu mais sobre mundo Financeiro? Tem interesse em saber sobre outro tema? Em breve teremos novas pesquisas, fica ligado! Não se esqueça de deixar o seu +1 aqui embaixo, além de curtir e compartilhar esse texto nas suas redes sociais. Você estará ajudando o blog a alcançar mais pessoas que querem saber mais sobre esse e outros temas abordados por nós. Até o próximo post!

Fonte de apoio: http://www.infomoney.com.br/educacao/glossario

2 comentários: