domingo, 19 de junho de 2016

Ansiedade: O fantasma do início de carreira?

Fonte: receitasenutricao.com.br

O Difícil Início traz hoje mais uma reflexão sobre questões psicológicas que podem atingir você leitor na busca pela sua oportunidade. E o tema de hoje tem um alto grau de impacto, uma vez que atinge tanto um estudante se preparando para o vestibular ou para o ENEM quanto um participante de um processo seletivo após uma prova ou entrevista. Estamos falando da Ansiedade. Já começou a se identificar de alguma forma? Ela também te assombra? Suas mãos já começaram a suar só de ler?

Indo muito além de um significado de dicionário, onde trata-se de uma característica humana relacionada a aflição, impaciência, medo e sofrimento, a Ansiedade pode gerar consequências graves. Trazendo um pouco para nossa área de atuação, esse sentimento combinado ao pessimismo ou a overdose de informações presentes nas mídias atualmente, pode ser uma combinação preocupante para o seu futuro profissional.

Agora responda a essas perguntas: Como está o seu Mindset após ter feito uma graduação de 5 anos e não conseguir o seu primeiro emprego? Como você lida com a realidade de ter batido na trave duas vezes no vestibular da faculdade dos seus sonhos? Você tem paciência para ver o seu negócio recém aberto prosperar em meio as dificuldades?

Para completar, você tem aquele parente ou amigo, que para ele o mundo está acabando né? "Mano, você sabia que na empresa X, 20 foram demitidos ontem?".Nada dá certo, está todo mundo sem dinheiro, desempregado... Estimulante não? Bem motivador!

Mas a verdade é que até para quem já está no mercado, a Ansiedade pode exercer influência. Executar sempre as mesmas tarefas, trabalhar sobre pressão, não ver nenhuma perspectiva de crescimento. E quando você acha que não pode piorar, você amigo leitor pode ver diversos colegas seus de trabalho serem demitidos e aquela pergunta pairar sobre a sua cabeça: "Será que eu sou o próximo?"


Que tal agora ver esse assunto por uma perspectiva diferente?

Vamos começar sugerindo alguns links se você deseja virar o jogo contra a Ansiedade:

Por mais que o DI sugira alguns passos para você seguir, o que realmente é importante leitor, é que você pratique o autoconhecimento. Procure entender como a Ansiedade se expressa em você, em quais momentos, se você se entrega a ela, se você vê uma possibilidade de reação! A mudança tem que partir de você!

Esse sentimento bem canalizado pode gerar um aumento na sua produtividade, irá torná-lo um profissional mais realista, "pé no chão", consciente do que você deve e como deve fazer para ter sucesso!

E aí leitor, o que me diz? Concorda que a Ansiedade é um fantasma na vida dos novos profissionais ao buscar entrar no mercado? Comenta aqui ou na nossa Fanpage a sua opinião ou um pouco da sua relação com esse sentimento, alguma situação curiosa que mereça ser compartilhada! E para fechar, você não pode se esquecer daquele nosso pedido tradicional né? Deixar o seu +1 aqui embaixo, além de curtir e compartilhar esse texto nas suas redes sociais. Você estará ajudando o blog a alcançar mais pessoas que querem saber mais sobre esse e outros temas abordados por nós. Até o próximo post!

0 comentários:

Postar um comentário