sexta-feira, 29 de abril de 2016

DI Experience: Jornalismo por Yara Nunes

Fonte: agazetadoacre.com

O nosso blog traz hoje o sexto texto do nosso novo quadro, o DI ExperienceSe você perdeu o nosso texto número cinco, pode ficar tranquilo amigo leitor! Falamos sobre Turismo (http://dificilinicio.blogspot.com.br/2016/04/di-experience-turismo-por-sabrina-mello.html). Mas vamos ao que interessa. O texto de hoje é sobre Jornalismo, com a nossa amiga Yara Nunes, na terceira participação feminina do quadro. Confere aí o relato dela:


Quer trabalhar com Jornalismo ou Comunicação? Então, esse texto é para você!

Em primeiro lugar, gostaria de me apresentar: meu nome é Yara Nunes, tenho 23 anos e estou cursando Jornalismo na FAPCOM (SP). Trabalho há dois anos como repórter e produtora de conteúdo para internet. Além disso, tenho um blog que fala sobre estilo de vida e viagens, chamado @blogvivereserlivre com mais de 25 mil seguidores nas redes sociais. E acabo de lançar o meu primeiro livro. Estou aqui para compartilhar com você alguns aprendizados que tive na área da comunicação. Espero ser útil para você!

A primeira dica para todo estudante de Jornalismo é: aprenda na prática. Crie seu blog, procure estágios desde o primeiro ano de faculdade, aproveite para aprender o máximo com os trabalhos práticos, faça publicações para amigos e produza conteúdo na internet. Essa é a melhor forma de aprender. Procure qual área do Jornalismo você mais se identifica e foque nas oportunidades relacionadas a esse segmento desde o início do curso.

Muita gente fala que a área de Jornalismo é complicada, mas se você for um bom profissional não faltarão oportunidades. A comunicação mudou e muitos não perceberam. O jornal impresso e as revistas estão diminuindo cada vez mais. Os blogs estão crescendo, a produção de mídia se democratizou demais nos últimos anos. Uma ótima notícia para quem está sempre procurando se atualizar. Não ouça os negativos e procure constantemente por conhecimento.

Você precisa sair do curso sabendo se comunicar bem. Parece clichê, mas muitas pessoas terminam a faculdade tendo graves erros gramaticais e de comunicação verbal. Leia bastante e pratique a escrita diariamente. Não tenha medo de perguntar e procurar palavras que você tem dúvida, esse é o momento de errar. A língua portuguesa não é fácil, mas se você escolheu Jornalismo é importante que não apresente nenhum erro esdrúxulo na hora de falar e/ou escrever em alguma entrevista de emprego ou no próprio trabalho realizado.

Aproveite o seminário para falar em público. A maioria das pessoas não consegue se apresentar para muita gente, se você tiver esse diferencial poderá se destacar. Conheça pessoas, faça contatos e sempre participe dos eventos e atividades fora sala de aula. Nesses locais é possível conseguir boas oportunidades. Existe muito mais conhecimento online do que nas universidades. Então, aprenda todos os dias sobre algo novo através da internet.

Não se limite apenas a uma habilidade. Você é um comunicador e precisa saber sobre todas as áreas da comunicação. Aprenda sobre coisas como: programas de edição de vídeo e imagem, redes sociais, plataformas de sites, rádio e fotografia. Vá além do ensino da universidade, converse com profissionais que já trabalham na área e pergunte para os professores sobre as suas principais dificuldades.

Todas essas dicas também valem para os recém formados. Todos podem recuperar o tempo perdido fora da universidade a partir de agora. Faça sua pesquisa online e procure por aquilo que você tem dúvida. Durante as entrevistas de emprego apresente algum conteúdo bacana já publicado, seja sincero e entusiasmado. Mostre que você tem muita vontade de aprender e APRENDA todos os dias. Seja humilde e se mantenha sempre atualizado, a comunicação muda muito o tempo todo.

Por fim gostaria de falar um pouco sobre a minha experiência: na minha entrevista de emprego apresentei textos de um blog pessoal e funcionou. A maior parte do que eu aprendi sobre comunicação foi na prática e trabalhando. É por isso que indico a você que comece a produzir conteúdo próprio o quanto antes. Se você realmente ama essa carreira, procure por um propósito maior de levar algo positivo para as pessoas! Lute pelos seus objetivos e as coisas darão certo. Tudo de bom e muito sucesso para você!

Para quem quiser uma leitura simples sobre desenvolvimento pessoal e profissional, eu indico meu livro "10 passos para realizar os seus sonhos" - preparei uma versão online gratuita. É só acessar o link: http://bit.ly/1QIaots.

Para acompanhar mais sobre o meu trabalho:



E aí leitor, curtiu saber mais sobre a visão de carreira de alguém de Jornalismo? Em breve teremos mais textos como esse e podemos falar da sua área de interesse! Aguarde! Mas não se esqueça daquele nosso pedido tradicional né? Não se esqueça de deixar o seu +1 aqui embaixo, além de curtir e compartilhar esse texto nas suas redes sociais. Você vai estar ajudando o blog a alcançar mais pessoas que querem saber mais sobre esse e outros temas abordados por nós. Até o próximo post!

0 comentários:

Postar um comentário