sexta-feira, 7 de abril de 2017

Como a UX pode transformar a minha carreira ou negócio?

Fonte: ncbrasil.com.br/userexperience

Estamos de volta! A correria tá grande mas vem novos textos, Experiences e Entrevistas por aí! Aguardem! Perdeu nosso último texto, o DI Entrevista com a nossa amiga Patrícia Cunha, ainda dá tempo, corre lá! Sem mais, vamos ao texto de hoje! Uma temática que você pode conhecer sobre, seja academicamente ou por experiências de trabalho, mas será que realmente aplica? Sabe os seus reais benefícios? Sabe o quanto ela pode influenciar até na sua carreira profissional.

O tema de hoje é a Experiência de usuário, mas conhecida atualmente pelo seu termo equivalente em inglês que é o User Experience (UX). Esse conceito nada mais é do que o intuito de propiciar ao seu consumidor a melhor experiência possível ao utilizar um serviço ou produto. Ela é muito variável e subjetiva, por ser uma interação com pessoas, além das constantes inovações que surgem com o passar dos anos.

Essa percepção do usuário está ligada a diversos tipos de fatores como por exemplo: valor, sentimentos, experiências, utilidade, praticidade, eficácia, design, qualidade, facilidade de interação, etc.. Principalmente na utilização da terminologia em inglês, tem sido ligada a área de TI, Design e Marketing Digital.

Em meio a competitividade, seja no mercado de trabalho ou na implementação de um novo negócio, implementar a UX no cotidiano passa a ser cada vez mais essencial. Por exemplo, você vai a um bar, não é bem atendido, sua bebida está quente e o seu pedido chega com muito atraso. Complicado não? E o que dizer de uma loja, desorganizada, com atendimento ruim e vendedores despreparados? Te faria pensar duas vezes correto?

Essa reflexão que queremos causar! Por mais que seja difícil projetar uma "persona" de usuário, ela pode ser o diferencial que você precisa! É necessária muita pesquisa, muita conversa e observação. Alguns cases de sucesso são a Reserva com seu atendimento diferenciado em suas lojas, o Walmart que modificou todo o seu e-commerce e a Netshoes com todo um trabalho realizado em sua plataforma a partir dos comentários que eram realizados pelos clientes sobre seus produtos. 

O DI ainda acredita que esse conceito pode ser utilizado em um outro cenário. Você em seu ambiente de trabalho, no seu estágio ou em outra situação, proporciona aos seus colegas de trabalho ou clientes internos a melhor experiência com suas atividades? Levar a UX até para as suas participações em processos seletivos, significa estar melhor preparado, vestir-se maneira adequada, ter respeito, além de ser uma excelente oportunidade de fortalecer o seu networking.

Seguem algumas sugestões caso queira conhecer mais sobre a UX:


Já se a sua intenção é se capacitar e aproveitar ao máximo o que essa temática pode te oferecer, saiba que algumas instituições como ESPM, UX Academy e IED apresentam cursos que tem a UX e suas práticas como objetos de estudo.

Então leitor, conseguiu estabelecer junto com a gente os pontos em comum da UX com a sua carreira ou negócio? Comenta aqui ou na nossa Fanpage! E para fechar, não se esqueça daquele nosso pedido tradicional né? Deixe o seu +1 aqui embaixo, além de curtir e compartilhar esse texto nas suas redes sociais. Você estará ajudando o blog a alcançar mais pessoas que querem saber mais sobre esse e outros temas abordados por nós. Até o próximo post!

0 comentários:

Postar um comentário