Fonte: oconhecimento.com.br
O DI retorna hoje ao seus textos com temática sobre Empreendedorismo e negócios. Depois de dois textos falando sobre questões mais pessoais, sentimos a necessidade de fomentar aquela pulguinha de inovação, de criatividade e de vontade de fazer diferente que existe dentro de cada um. Nada melhor do que um texto bem abrangente, que além de englobar esses fatores, traz características de duas grandes áreas: Engenharia e Marketing. Estamos falando do Growth Hacking.
O conceito foi desenvolvido pelo americano Sean Ellis em 2010, que se for traduzido do inglês ao pé da letra, significa "atalho para o crescimento". Entendendo de uma forma mais objetiva, ele consiste em entender o seu consumidor e como ele utiliza o seu produto, principalmente no meio online, buscando o crescimento e retendo clientes a partir desses dados. Empregado primeiramente em Startups tecnológicas no Vale do Silício, o Growth Hacking exige criatividade e análise crítica.
De acordo com o especialista em Marketing Digital Neil Patel, essa estratégia de Marketing pode ser utilizada em diversos modelos de negócio: Startups (Geração de uma primeira experiência significativa com o seu cliente), Empresas B2B (Melhor entendimento do seu funil de vendas), Empresas B2C (Definição do seu real cliente), Criadores de Conteúdo (Aumento do tráfego) e Social Medias (Eliminação de Incertezas e aumento da conversão). Microsoft, Facebook, Google, LinkedIn, Uber, Airbnb e Paypal são exemplos de empresas que utilizam ou já utilizaram o Growth Hacking.
Você leitor consegue imaginar um produto, uma marca, uma empresa atualmente não ter a sua atuação online? Seja um app, uma Fanpage, um perfil no Instagram ou um site, a dinâmica do mercado hoje exige uma adaptação do negócio, para que o fracasso não seja eminente. Nos dias de hoje, um atendimento simplificado online, o ato de conseguir consultar um produto rapidamente e possibilitar a sua replicação, um e-commerce com preço mais em conta propiciam a adesão e a retenção de clientes, concorda? Elas podem gerar um "viral" da empresa, gerando um crescimento significativo, também concorda? Acho que você já compreendeu o objetivo do Growth Hacking.
Não existe uma técnica exata de desenvolver o conceito. Um Growth Hacker em seu negócio pode ser utilizar de instrumentos como Brainstorming, Inbound Marketing, UX, Anúncios, Posts patrocinados, Testes, etc.. Basta aliar criatividade e um conhecimento significativo do seu negócio e mercado.
Mas fora a evidente conexão do conceito com a vertente empreendedora, o Growth Hacking também pode ser vital para outros tipos de profissionais. Um exemplo são os Jornalistas, que necessitam estar sempre atualizados, ambientados ao meio digital e percebendo que oportunidades ligadas as mídias sociais podem ser uma saída em meio as oportunidades escassas atualmente. Quem é da área de Marketing por exemplo, tem de estar atento a crescente da venda de infoprodutos, cursos, serviços de streaming. Não apenas produtos físicos necessitam de estratégias para atingir o seu consumidor.
E agora vamos a algumas sugestões de dicas para você se tornar um Growth Hacker:
Devido ao aumento da demanda por profissionais atuantes nesse segmento, até os meios de ensino já estão se mexendo para atendê-la. Possibilidades de Mentorias que já foram disponibilizadas pela Endeavor e um Curso de extensão sobre Growth Hacking realizado pela ESPM são exemplos.
Então leitor, gostou de saber mais sobre Growth Hacking? Pronto pra implantar essas estratégias no seu negócio? Comenta aqui ou na nossa Fanpage, se você também acredita que o Growth Hacking pode ser um diferencial pra você! E para fechar, não se esqueça daquele nosso pedido tradicional né? Deixe o seu +1 aqui embaixo, além de curtir e compartilhar esse texto nas suas redes sociais. Você estará ajudando o blog a alcançar mais pessoas que querem saber mais sobre esse e outros temas abordados por nós. Até o próximo post!
O conceito foi desenvolvido pelo americano Sean Ellis em 2010, que se for traduzido do inglês ao pé da letra, significa "atalho para o crescimento". Entendendo de uma forma mais objetiva, ele consiste em entender o seu consumidor e como ele utiliza o seu produto, principalmente no meio online, buscando o crescimento e retendo clientes a partir desses dados. Empregado primeiramente em Startups tecnológicas no Vale do Silício, o Growth Hacking exige criatividade e análise crítica.
De acordo com o especialista em Marketing Digital Neil Patel, essa estratégia de Marketing pode ser utilizada em diversos modelos de negócio: Startups (Geração de uma primeira experiência significativa com o seu cliente), Empresas B2B (Melhor entendimento do seu funil de vendas), Empresas B2C (Definição do seu real cliente), Criadores de Conteúdo (Aumento do tráfego) e Social Medias (Eliminação de Incertezas e aumento da conversão). Microsoft, Facebook, Google, LinkedIn, Uber, Airbnb e Paypal são exemplos de empresas que utilizam ou já utilizaram o Growth Hacking.
Você leitor consegue imaginar um produto, uma marca, uma empresa atualmente não ter a sua atuação online? Seja um app, uma Fanpage, um perfil no Instagram ou um site, a dinâmica do mercado hoje exige uma adaptação do negócio, para que o fracasso não seja eminente. Nos dias de hoje, um atendimento simplificado online, o ato de conseguir consultar um produto rapidamente e possibilitar a sua replicação, um e-commerce com preço mais em conta propiciam a adesão e a retenção de clientes, concorda? Elas podem gerar um "viral" da empresa, gerando um crescimento significativo, também concorda? Acho que você já compreendeu o objetivo do Growth Hacking.
Não existe uma técnica exata de desenvolver o conceito. Um Growth Hacker em seu negócio pode ser utilizar de instrumentos como Brainstorming, Inbound Marketing, UX, Anúncios, Posts patrocinados, Testes, etc.. Basta aliar criatividade e um conhecimento significativo do seu negócio e mercado.
Mas fora a evidente conexão do conceito com a vertente empreendedora, o Growth Hacking também pode ser vital para outros tipos de profissionais. Um exemplo são os Jornalistas, que necessitam estar sempre atualizados, ambientados ao meio digital e percebendo que oportunidades ligadas as mídias sociais podem ser uma saída em meio as oportunidades escassas atualmente. Quem é da área de Marketing por exemplo, tem de estar atento a crescente da venda de infoprodutos, cursos, serviços de streaming. Não apenas produtos físicos necessitam de estratégias para atingir o seu consumidor.
E agora vamos a algumas sugestões de dicas para você se tornar um Growth Hacker:
Devido ao aumento da demanda por profissionais atuantes nesse segmento, até os meios de ensino já estão se mexendo para atendê-la. Possibilidades de Mentorias que já foram disponibilizadas pela Endeavor e um Curso de extensão sobre Growth Hacking realizado pela ESPM são exemplos.
Então leitor, gostou de saber mais sobre Growth Hacking? Pronto pra implantar essas estratégias no seu negócio? Comenta aqui ou na nossa Fanpage, se você também acredita que o Growth Hacking pode ser um diferencial pra você! E para fechar, não se esqueça daquele nosso pedido tradicional né? Deixe o seu +1 aqui embaixo, além de curtir e compartilhar esse texto nas suas redes sociais. Você estará ajudando o blog a alcançar mais pessoas que querem saber mais sobre esse e outros temas abordados por nós. Até o próximo post!
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