terça-feira, 9 de agosto de 2016

DI Experience: Gastronomia por Yasmim Fonseca

Fonte: culinaria.culturamix.com

O Difícil Início traz hoje o décimo segundo texto do nosso DI Experience. Caso você tenha perdido o nosso texto número onze, pode ficar tranquilo amigo leitor! Falamos sobre Medicina (http://dificilinicio.blogspot.com.br/2016/07/di-experience-medicina-por-bruna). Mas vamos ao que interessa. Em mais um relato feminino, o texto de hoje é sobre Gastronomia, com a nossa amiga Yasmim Fonseca. Confere aí o Experience dela:

Oi, sou Yasmim Fonseca, tenho 20 anos e sou Gastrônoma. Me formei em Gastronomia  2015, na Universidade Vila Velha (UVV), em Vila Velha - ES.

Cozinhar sempre foi hábito desde quando trocava as bonecas pelas panelinhas. Minhas avós, e toda a família sempre gostavam de cozinhar, de se reunir à mesa, nos poucos momentos juntos. Isso determinou a minha paixão por comida, cozinha e principalmente doces. Nunca imaginei ser outra coisa além de cozinheira

Passei no primeiro vestibular que fiz logo ao final do ensino médio. A UVV era a minha primeira opção. Me mudei para Guarapari para a casa dos meus avós, e todo dia começava a jornada de acordar as cinco da manhã, e voltar as duas da tarde. No segundo período consegui a monitoria, continuando até o fim da faculdade. 

Na metade do curso, me mudei para Vila Velha em busca de estágios, o que facilitou bastante a vivência em uma cozinha profissional. Estagiei em dois restaurantes no fim da faculdade: Argento Parrilla e Rock Burger. Ao longo do curso tive a oportunidade de me especializar através de cursos livres na área de confeitaria. Logo após me formar, retornei para Campos e comecei a trabalhar no La Patria, onde consegui meu primeiro emprego, como auxiliar de cozinha.

O curso de Gastronomia no Brasil é recente, tem duração de dois anos e meio, sendo um tecnólogo, o que conta como ensino superior. É uma profissão que não exige faculdade, onde os cursos são supervalorizados devido ao seu alto custo, mas o mercado te desvaloriza com baixos salários. Hoje temos muitas opções de cursos profissionalizantes que te inserem no mercado de trabalho nesta área. 


Inclusive em Campos temos boas escolas como o Instituto Gastronômico das Américas (IGA) e o SENAC. É importante que quem tenha interesse em ingressar na área entenda que não será um Chef. Chef é um cargo que se adquire ou quando se é dono do negócio ou com a experiência em cozinha por um longo do tempo. Ser Chef não é uma profissão e sim cozinheiro. A Gastronomia também não é este glamour que muitos imaginam ao ver os pratos bonitos à mesa. A realidade é dura, a cozinha é um ambiente de trabalho extremante quente, estressante e cansativo. Usamos roupas largas, sapato de borracha, cabelo preso e nunca, absolutamente nunca trabalhamos apenas oito horas por dia, tendo hora para entrar, mas não para sair, trabalhando em feriados, fins de semana, datas comemorativas, de segunda a segunda sem parar. O trabalho não consiste apenas em cozinhar, começa-se de baixo, na limpeza, e mesmo crescendo, esfregar o chão no fim de noite é algo comum nesta área.

Atualmente o mercado está crescendo bastante, com muitas oportunidades para iniciantes. Em Campos, a cada dia que passa, há uma melhora no conceito de boa comida, me fazendo acreditar que esta profissão só tem a crescer na cidade assim como em todo país. Para quem tem interesse em estudar ou por hobbie, o IGA trabalha com cursos livres e profissionalizantes de longa e curta duração. Além disso, para crescer na carreira é preciso de experiência, cursos só dão uma base de técnicas, o que faz aprender de fato como a profissão funciona é a vivência em cozinha. Acredito que estudos, persistência, paciência e coragem são elementos principais para ser bem sucedido na carreira.

Atualmente atuo como professora no IGA, como cozinheira no restaurante Divino Fogão, além de estar cursando o terceiro período de nutrição na Universo e ter uma marca de doces, a Sweet Sugar (99935-7127) que é um projeto pessoal. Pretendo em pouco tempo abrir uma “confeitaria para todos”, onde independente das limitações de cada um, todos possam comer doces. Em breve conhecerão um pouco mais deste projeto.

Espero ter ajudado aos interessados em ingressar na área! A Gastronomia não é uma profissão fácil, mas extremamente gratificante e prazerosa, onde cozinhar não é um serviço, é um modo de amar os outros.

E aí leitor, curtiu saber mais sobre a visão de carreira de alguém de Gastronomia? Em breve teremos mais textos como esse e podemos falar da sua área de interesse! Aguarde! Mas não se esqueça daquele nosso pedido tradicional né? Não se esqueça de deixar o seu +1 aqui embaixo, além de curtir e compartilhar esse texto nas suas redes sociais. Você estará ajudando o blog a alcançar mais pessoas que querem saber mais sobre esse e outros temas abordados por nós. Até o próximo post!

0 comentários:

Postar um comentário