segunda-feira, 11 de abril de 2016

Dicionário do Difícil Início: Termos utilizados na área de Marketing


O Difícil Início traz hoje a quarta edição de seu dicionário! E mais uma vez com um tema escolhido por vocês leitores em nossa página no Facebook (https://www.facebook.com/DificilInicio). A nossa edição anterior foi sobre Projetos (http://dificilinicio.blogspot.com.br/2016/02/dicionario-do-dificil-inicio-termos) Corre lá se você perdeu! Dessa vez, vocês decidiram por Marketing, que em sua definição segundo a American Marketing Association, trata-se de "um conjunto de atividades e processos, para criar, comunicar, entregar e trocar ofertas, que tenham valor para os consumidores, clientes, parceiros e sociedade em geral". (Definição encontrada em: http://marketingdeconteudo.com/o-que-e-marketing).

Então vamos lá, chegou a hora! Confira os termos de Marketing, em sua maioria em inglês, que foram selecionados por nós:


  • B2B: Do inglês Business-to-Business, que são as relações comerciais entre empresas, sendo para revenda ou para consumo de produtos ou para passagem de informações.
  • Break Even Point: Termo do meio financeiro, que em sua tradução significa o ponto de equilíbrio entre as receitas e as despesas de uma empresa, permitindo assim que ela possa verificar a viabilidade do que pode ser investido em campanhas de Marketing, visando atingir uma margem de lucro com o que é produzido.
  • CMO: Do inglês Chief Marketing Officer, sendo o cargo mais alto da área, o Diretor Executivo do setor. Cuida das questões estratégicas de divulgação, distribuição e marca dos produtos.
  • CPC: Termo oriundo do inglês Cost per Click, de tradução semelhante em português, que possui extrema importância no Marketing Digital, sendo o valor que é pago por cada clique realizado em um anúncio em determinado site ou blog.
  • Estratégia Pull: São estratégias que necessitam de um alto grau de investimento em divulgação, gerando interesse por parte do consumidor, trazendo-o de encontro ao produto que está sendo disponibilizado.
  • Estratégia Push: São estratégias promocionais, com orçamento mais reduzido que forçam o interesse do consumidor, em uma espécie de venda direta, sendo utilizadas em sua maioria, quando um novo produto entra no mercado. 
  • Funil de Vendas: Processo de acompanhamento do cliente desde o contato inicial até a compra do produto. Muito utilizado no meio digital, consiste em uma área de intenso estudo. Pode ser dividida em quatro partes: Prospecção (Atraindo clientes), Gerar Oportunidades (A partir das necessidades identificadas), Apresentação (Disponibilizar o produto ao cliente) e Fidelização (Compra e pós venda, visando torná-lo cliente por mais tempo).
  • Market Share: Fatia de mercado que uma empresa possui nas vendas de determinado produto ou linha de produtos. Consiste em um indicativo de extrema importância para que as organizações definam seus posicionamentos em relação ao mercado e tracem suas estratégias de Marketing e Vendas.
  • Trade Marketing: Área ampla do Marketing que visa as relações entre os fabricantes dos produtos e os distribuidores dos próprios, buscando o aumento das vendas, exigindo um estudo de fatores como o Consumidor, as marcas e os pontos de venda por exemplo. 
  • UX: Do inglês User Experience, seja no meio eletrônico ou real, se traduz no que é sentido, observado, gerado ao consumidor ao utilizar determinado serviço ou produto, promovendo interesse em ter esse tipo de experiência novamente ou rejeição. Envolve diversos fatores, como por exemplo, cores, sabores, formatos, inovações, ambiente, etc..

E aí, dúvidas solucionadas? Aprendeu mais sobre Marketing? Tem interesse em saber sobre outro tema? Em breve teremos novas pesquisas, fica ligado! Não se esqueça de deixar o seu +1 aqui embaixo, além de curtir e compartilhar esse texto nas suas redes sociais. Você vai estar ajudando o blog a alcançar mais pessoas que querem saber mais sobre esse e outros temas abordados por nós. Até o próximo post!

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