quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

A possibilidade de Inovação através do Design Thinking!

Em mundo onde a cada dia surgem soluções inovadoras em diversas áreas, desde invenções até mudanças em pequenos processos cotidianos, um futuro profissional já tem que ter em mente a demanda de inovar, em qualquer que seja o segmento. Uma metodologia que pode ser utilizada é o Design Thinking, criado pelo CEO da Ideo Tim Brown em 2009, trazendo novas possibilidades de pensamento e novos cenários para os processos de resolução de problemas.

Por mais que não se trate de uma fórmula engessada, o processo em si se dá a partir de quatro etapas: Imersão, Análise e Síntese, Ideação e Prototipação. Primeiro se tem um encontro com problema em si, verificando possibilidades, informações e oportunidades, os chamados Insights para posteriormente avalia-los e compreendê-los e chegar a terceira etapa, que tem como objetivo gerar ideias a partir de estímulos a criatividade. Com os conceitos criados, fica a necessidade de analisar a viabilidade, seja ela econômica ou tecnológica por exemplo e decidir qual deve ser aplicada. Essas etapas não são lineares, podendo se misturar e projetar soluções tradicionalmente não pensadas.

Você pode estar se perguntando.. Em que vou aplicar isso? Trabalhar esse conceito permite o foco em pessoas, principalmente clientes, entendendo suas necessidades e criando possibilidades para se chegar ao resultado desejado, seja ele um produto ou serviço. Situações como entregar uma proposta de melhoria no seu setor, resolver aquele problema de forma criativa na faculdade ou no estágio ou até criar um novo produto para uma demanda existente na sua cidade são exemplos.

Se você leitor, desejar aprofundar os conhecimentos a respeito do Design Thinking, o Difícil Início têm duas sugestões:


E aí, gostou desse assunto? É uma boa colocá-lo em prática! Muitos problemas podem ser resolvidos e de formas que você não pensava! Fica esperto!

0 comentários:

Postar um comentário