DI Experience: Professor (a) de Inglês por Carol Nascimento

Vamo que vamo com mais um DI Experience na área! Excelente opção para quem se interessa pela área pedagógica, por aprender novos conhecimentos e Empreendedorismo, com a nossa amiga Carol Nascimento! Vale e muito a leitura!

DI Entrevista: Privus Arquitetura

O DI traz hoje uma novidade excelente para você que se interessa por Empreendedorismo, Arquitetura, Design e Urbanismo! Tudo isso combinado no nosso sexto DI Entrevista com os nossos amigos da Privus Arquitetura! Um excelente exemplo do que jovens talentosos e obstinados podem proporcionar! Vale a leitura!

DI Experience: Fisioterapia por Lívia Assad

Estamos de Volta amigos! E pra começar bem, viemos com mais um DI Experience! Excelente opção para quem se interessa pela área da saúde e por temas como consciência corporal e mais qualidade de vida com a nossa amiga Lívia Assad! Vale e muito a leitura!

Conhecimentos sobre Design: O que eles podem agregar a sua carreira ou negócio?

Se interessa por Criatividade, Solução de Problemas e Inovação? Esse texto é pra você! Descubra algo que pode se tornar um diferencial tanto na sua carreira quanto no seu negócio! Vale a Leitura!

Marketing Multinível: Tendência passageira ou nova possibilidade de carreira?

Se interessa por Empreendedorismo? Busca uma nova oportunidade de negócio? Precisa de uma renda extra? Esse texto é pra você! Pode ser a oportunidade que você estava esperando! Vale a leitura!

domingo, 29 de novembro de 2015

99 Jobs: A combinação entre oportunidade e autoconhecimento!


Se existem sites que conseguem alcançar um grande público atualmente, com certeza são os que disponibilizam ou fazem anúncios de oportunidades de emprego. Desde pequenos blogs a sites especializados, talvez nenhum se assemelhe a experiência que é proporcionada por este. Trata-se do 99Jobs (https://www.99jobs.com/), plataforma criada por jovens de uma startup paulista, que promove além das tradicionais oportunidades, a chance do usuário de seu autoconhecer.

Em seu site eles sempre exaltam a frase "Faça o que você ama". Tudo funciona na metodologia de achar a oportunidade que mais encaixa com o seu perfil, em uma escala de 0 a 100%, a partir do que eles chamam de "99match", que é uma análise sobre você, seus valores e suas competências. Trata-se de uma inversão no que é feito pela maioria, prezando não pela massificação do seu currículo e sim pela tradução de onde ele pode produzir resultados mais positivos.

Essa análise permite que sejam indicadas as empresas que mais combinam com o usuário. P&G, GE, Ambev, Nike, PwC, Anglo American, Totvs e Itaú Unibanco são algumas das organizações que apostam nessa plataforma para promover suas oportunidades. É possível consultar ainda avaliações dos usuários e opiniões de antigos e atuais funcionários sobre como é trabalhar nas próprias.

Se você ainda desejar conhecer mais sobre você e sobre em que pode se aperfeiçoar segue a dica para realizar um curso rápido, que tem como título a tal frase exaltada por eles, Lembra? Vale a pena!

Querendo saber mais sobre a 99Jobs antes de realizar o cadastro, seguem algumas sugestões de leitura:

O cadastro pode ser feito através do e-mail ou pelo Facebook, de forma simples e gratuita. Mais portas podem estar se abrindo! E você, o que vai fazer?

quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Crowdfunding: Pode ser o que você precisa para colocar seu sonho em prática!


Nada mais justo após falarmos sobre Crowsourcing, que o próximo tema fosse Crowdfunding. Com o mesmo propósito de coletividade do anterior, porém com o objetivo de fornecer fomento financeiro para novos projetos que vão desde startups até iniciativas filantrópicas, recebendo algum tipo de recompensa com o resultado atingido. O modelo criado em 2007 nos Estados Unidos, está se tornando cada vez mais popular em nosso país.

Empreendedores que já possuam seus negócios em início de trajetória ou pessoas comuns que possuam ideias que necessitam de financiamento podem receber esse suporte. Em momentos de crise, onde o pensamento negativo impera, também constituem um cenário propício a criatividade, inovação e ao desenvolvimento de novos negócios geradores de soluções. Essa é a hora de tirar os seus sonhos do papel e acreditar mais em você!

Seguem indicações de sites onde você pode colaborar com ideias que achar conveniente como também colocar o seu projeto, visando aquela colaboração para impulsioná-lo:
Por mais que as plataformas também deem auxilio na divulgação, é necessário uma continuação no marketing do seu projeto, para que o alcance não seja perdido. Segue agora, um vídeo sobre o tema, com membros dessas plataformas colaborativas, para facilitar o entendimento (http://consumocolaborativo.cc/sites-de-crowdfunding-financiamento-colaborativo-no-brasil/).

Falta de recursos não pode mais ser usada como desculpa! E aí, chegou a hora de sair da sua zona de conforto não?

domingo, 22 de novembro de 2015

A utilização do Crowdsourcing como alternativa na sua vida profissional!

Crowdsourcing... Ham? É isso mesmo! Esse é o tema da postagem de hoje! Não é nenhum bicho de sete cabeças não! Criado em 2005, ele nada mais é do que um modelo de resolução de problemas e criação de produtos a partir de colaboração coletiva, principalmente pela internet, que evita que as organizações demandem altos investimentos com terceirização, por exemplo. 

Bem flexível, podendo ser adotado em vários segmentos, essa técnica vem sendo cada vez mais utilizada pelas empresas. Netflix, Fiat, Google, Johnnie Walker, Unilever, Nokia e Mc Donalds são exemplos. Processos como esses, rendem premiações, que em meio a falta de oportunidades, podem funcionar como complemento de renda ou até como combustível para projetos profissionais.

Além de proporcionar respostas criativas e efetivas, essa inovação também permite o anúncio de serviços e profissionais ou que o colaborador vá de encontro a serviços que são disponibilizados para Crowdsourcing. Um exemplo foi a utilização de tradutores anônimos que foram responsáveis pela transformação do conteúdo da CNN e do Buzzfeed para o português, a um custo bem mais baixo. (http://exame.abril.com.br/tecnologia/noticias/buzzfeed-chega-ao-brasil-com-traducao-de-voluntarios).

Como é de costume, o nosso blog sugere locais onde você pode conhecer mais sobre e colocar em prática o que foi lido. Seguem as dicas de hoje:
O Crowdsourcing também pode possuir um viés acadêmico. Infelizmente tirado do ar devido à crise, o leitor que ainda está cursando ensino superior ou é recém-formado, poderia participar por exemplo do Battle of Concepts, plataforma que além de permitir premiações por parte das empresas, também funcionava como vitrine para os futuros profissionais.

Já participou de algum processo como esse? Se não, fique atento as inovações e as alternativas em meio a crise.

terça-feira, 17 de novembro de 2015

Resiliência: A característica que todo o profissional deve ter!


Se existe algo cada vez mais visível é a mudança constante que ocorre no mercado de trabalho, seja em qualquer área analisada. Por isso, faz-se cada vez mais necessária a presença de profissionais que se adaptem, que saibam exercer a sua função sobre pressão, superando obstáculos, com motivação contínua e capacidade de pensar a longo prazo. Essa necessidade traduz o nascimento de profissionais com Resiliência, característica oriunda da Física, que consiste na capacidade de voltar ao que era antes após a aplicação de uma energia, mas neste caso alinhada ao mercado.

Ser um profissional resiliente exige com certeza um grande autoconhecimento. É imprescindível ter uma grande inteligência emocional, saber seus pontos fortes e pontos a desenvolver, empatia, ser flexível e saber amadurecer com o não atingimento dos objetivos. Além disso, pessoas entendem e agem diferente quando se vêem de encontro a problemas, então também é preciso saber gerir e tirar o mais positivo de cada um e de cada situação.

Seguem algumas dicas para desenvolver essa característica em seu perfil profissional e um texto do empresário Abílio Diniz sobre este tema:
Caso queira aprofundar ainda mais a busca por essa competência, vale entrar no site da Sociedade Brasileira de Resiliência (http://sobrare.com.br/), que disponibiliza conteúdos e cursos sobre este tema.

Acredita que possui essa competência? Se não, procure desenvolvê-la, pode ser o diferencial que você precisa!

sexta-feira, 13 de novembro de 2015

TCC: De inimigo a chance de futuro!



Se existe algo que tira o sono da maioria dos universitários, é o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Trabalhoso e gerador de divergências, o TCC exige dos futuros pertencentes do mercado de trabalho, intensa pesquisa e dedicação. São diferentes produtos finais, como por exemplo artigos científicos e planos de negócios, mas cabe aos alunos desde o pensamento inicial sobre qual será o tema do seu trabalho ter uma grande sacada, que pode ser muito útil para o seu futuro.

Em um mercado cada vez mais exigente quando o quesito é inovação e diferenciação, ter um estudo alinhado com uma área que está em desenvolvimento ou criar uma alternativa para um projeto ou ocupação que você já possui pode render frutos. Por que não criar um projeto que pode virar um negócio? Sempre são citadas empresas que nasceram através de parcerias universitárias! Por que não gerar uma alternativa para algum problema na empresa da sua família?

Ainda existe um outro viés não muito explorado. Pesquisas e trabalhos desse tipo podem ter impactos sociais e sustentáveis, auxiliando na análise e desenvolvimento de projetos que podem melhorar a vida das pessoas. Além disso cabe as universidades, seja qual for o objetivo final do TCC nas próprias, incentivar os futuros profissionais a desenvolver ideias que produzam real impacto na sociedade.

Para você que já concluiu ou está concluindo o seu TCC, pense se ele não pode produzir alguma das alternativas já citadas pelo Difícil Início. De repente, a oportunidade que você está esperando pode estar bem próxima de você! Fica a nossa dica!

terça-feira, 10 de novembro de 2015

Dica de Livro: 10 segredos para se tornar um High Stakes

O Difícil Início vem trazendo hoje sua segunda dica de leitura. A proposta está ligada ao livro "10 segredos para se tornar um High Stakes", de Gabriel Goffi. Para quem não o conhece, ele é um jogador profissional de Poker, empreendedor e desenvolvedor de uma teoria em busca de alta performance, que originou o livro. Um jogador High Stakes, nada mais é do que alguém que aposta alto e corre riscos, mas a grande sacada é como fazer uma analogia desse comportamento com o seu cotidiano.

Abordando temáticas como por exemplo viver suas paixões, ter foco no que realmente importa e em como avaliar os acontecimentos de forma mais positiva, este livro em poucas páginas funciona como uma grande dose de motivação e na mesma linha do "Sonho Grande" que foi nossa primeira dica (http://dificilinicio.blogspot.com.br/2015/10/dica-de-livro-sonho-grande), te ensina a não desanimar em qualquer obstáculo que a vida coloca a sua frente e sim em tratar aquilo como ensinamento e continuar na busca pelos seus sonhos.

A cada abertura de capítulo, o autor encaixa frases de grandes pessoas, que sutilmente vão transformando a mente do leitor. Uma em especial, vai de encontro ao que é abordado no nosso blog: "Um pessimista vê dificuldade em toda oportunidade; Um otimista vê oportunidade em toda dificuldade", de Winston Churchill. Pense nisso e use como um de seus lemas.

O download do livro em PDF pode ser realizado em: http://www.gabrielgoffi.com/ebook-10-segredos.

E você, tem alguma dica de livro para nós? Entre em contato por aqui ou em https://www.facebook.com/DificilInicio. Assim mais pessoas podem ser beneficiadas com essa leitura.

sexta-feira, 6 de novembro de 2015

A utilização do LinkedIn na sua carreira profissional!

Pode ser que seja apenas mais do mesmo para alguns, que já utilizam esta ferramenta e obtiveram resultados, mas ainda existem várias pessoas que desconhecem e não sabem o quanto ela está sendo cada vez mais utilizada pelas empresas. Criado em 2002 pelo americano Reid Hoffman, o LinkedIn se tornou um dos principais meios de interação entre os profissionais em si e com as empresas, com cerca de 300 milhões de usuários, possibilitando a disponibilização de vagas e parceiros de negócios em potencial, diferentemente das típicas redes sociais.

Após um cadastro básico, de forma gratuita no site https://www.linkedin.com/, você poderá criar um perfil na rede contendo informações relevantes como Experiências Profissionais, Formação Acadêmica, Certificados, Contatos e Publicações. Além disso, é possível que as próprias pessoas que estão na sua rede façam recomendações de competências suas e também a entrada em grupos de interesse, mais específicos, de acordo com a sua necessidade. Há ainda a chance de criar uma conta Premium, que têm mais funcionalidades mas demanda um custo de assinatura.

Uma das principais funcionalidades da ferramenta é a possibilidade de procurar e concorrer a vagas nas organizações, disponibilizadas em uma espécie de página que possuem, que por sua vez utilizam o LinkedIn para fazer buscas nos perfis cadastrados e para entrar em contato com o colaborador. Empresas como Ambev, Schlumberger, Totvs, GE, Deloitte, Vale e Natura por exemplo utilizam esta rede.

Existem sites que contém dicas de como impulsionar e dar mais visibilidade ao seu perfil. O Difícil Início como de costume, selecionou algumas sugestões para você:

Ainda não tem um perfil? Se eu fosse você criava um agora! Já obteve algum resultado através do LinkedIn? Compartilha aí!



segunda-feira, 2 de novembro de 2015

Empresa Júnior: O que ela pode contribuir para a sua carreira ou para o seu negócio?

  

Com o objetivo de simular as práticas executadas em uma organização durante a trajetória acadêmica, nasceram as Empresas Juniores (EJ's). Segundo a Brasil Júnior, que rege as EJ's aqui em nosso país, são cerca de 236 empresas constituídas por 11.000 estudantes, sem fins lucrativos sendo em sua maioria multi-disciplinares propiciando a aplicação do conhecimento teórico de sala de aula com auxílio de professores e uma maior aproximação com a realidade que será enfrentada no futuro. É uma das atividades mais indicadas para os alunos durante a graduação como pode ser visto em: http://exame.abril.com.br/carreira/noticias/8-atividades-da-faculdade-que-podem-alavancar-a-carreira.

As EJ's estabelecem um paralelo com os temas abordados pelo Blog de duas maneiras. Como foi dito, constituem para o acadêmico na maioria das vezes a sua primeira experiência profissional, tomando decisões estratégicas e possuindo contato com clientes, sendo cada vez mais apreciadas pelas organizações. Já existem por exemplo processos seletivos exclusivos para participantes além de campos especiais para a descrição das atividades realizadas pelos próprios em cadastros para programas de Trainee.

Em uma outra abordagem, o MEJ constitui uma grande parceria com empreendedores. Com uma combinação de equipe de qualidade e motivada + atuação em vários segmentos + Baixo custo, as Empresas Juniores se tornam uma alternativa válida para micro e pequenos empresários que possuem dificuldades na criação, implantação ou desenvolvimento de seus negócios mas não dispõem de capital para investimentos significativos. Segue um exemplo que ilustra bem essa situação: http://g1.globo.com/rj/regiao-serrana/rjintertv-2edicao/videos/v/empreendedorismo-conheca-as-consultorias-oferecidas-por-empresas-juniores/4525263/.

Então essas são as dicas do Difícil Início: Ainda está na sua graduação? Verifica se a sua instituição tem uma EJ e participe! Agora se você está começando o seu negócio, o objetivo que você almeja pode ser alcançado com a ajuda deles.