quinta-feira, 15 de outubro de 2015

Dicionário do Difícil Início: Termos utilizados no meio empresarial!


O meio empresarial atual possui em seu dia-a-dia diversos termos que geram dúvidas para aqueles que não fazem parte deste cotidiano. Por isso, para você meu amigo que almeja fazer parte deste cenário, conhecer esses termos, que em sua maioria são em inglês pode vir a ser um diferencial. Com a crise que assola o país somada a grande quantidade de profissionais buscando seu lugar ao sol, ser diferenciado te coloca passos a frente nessa corrida.

O Blog então lista dez termos, com seus devidos significados, para ajudar você na busca pela sua oportunidade:

  • Benchmarking: Análise comparativa de um produto ou prática empresarial por exemplo, visando adquirir conhecimento que permita desenvolver melhorias nos processos realizados.
  • Brainstorming: Reunião para incentivar a criatividade dos colaboradores, a encontrar soluções para os problemas detectados. Nenhuma ideia pode ser descartada e sim podem ser complementadas pelos outros membros.
  • Branding: Atividades relacionadas a interface entre o consumidor e marca. Envolve setores empresariais como Marketing, Planejamento, Design e Comunicação.
  • Briefing: É um mapeamento sobre o assunto que será abordado, em uma reunião ou projeto por exemplo. Serve de base para as ações que serão trabalhadas.
  • Coaching: Consiste no treinamento de um indivíduo, visando melhoria de habilidades e competências.
  • Endomarketing: Pacote de ações informativas e motivacionais realizadas dentro da própria empresa, tendo como público seus funcionários.
  • Feedback: Consiste no retorno ou avaliação sobre uma ação realizada. Assim como já foi abordado em posts anteriores do blog, se bem colocado pode gerar crescimento do profissional em questão.
  • Gap: É uma lacuna, algo que falta. Consiste em um ponto que pode ser desenvolvido pela empresa.
  • Headhunter: Especialista na busca de bons profissionais, em sua maioria de uma empresa em busca de alguém para uma determinada oportunidade em outra empresa.
  • Networking: Trata- se da rede de relacionamentos criada pelo profissional, onde as interfaces criadas por ela, podem gerar oportunidades de emprego, criação de novos negócios, parcerias, etc.

Acha que faltou algum termo? Ainda tem alguma dúvida? Comente aqui ou na nossa página e realizaremos uma próxima postagem!

Um comentário:

  1. Poderia citar mais algumas palavas do glossário de RH. Está muito legal seu blog. Parabéns
    Sileno

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