DI Experience: Professor (a) de Inglês por Carol Nascimento

Vamo que vamo com mais um DI Experience na área! Excelente opção para quem se interessa pela área pedagógica, por aprender novos conhecimentos e Empreendedorismo, com a nossa amiga Carol Nascimento! Vale e muito a leitura!

DI Entrevista: Privus Arquitetura

O DI traz hoje uma novidade excelente para você que se interessa por Empreendedorismo, Arquitetura, Design e Urbanismo! Tudo isso combinado no nosso sexto DI Entrevista com os nossos amigos da Privus Arquitetura! Um excelente exemplo do que jovens talentosos e obstinados podem proporcionar! Vale a leitura!

DI Experience: Fisioterapia por Lívia Assad

Estamos de Volta amigos! E pra começar bem, viemos com mais um DI Experience! Excelente opção para quem se interessa pela área da saúde e por temas como consciência corporal e mais qualidade de vida com a nossa amiga Lívia Assad! Vale e muito a leitura!

Conhecimentos sobre Design: O que eles podem agregar a sua carreira ou negócio?

Se interessa por Criatividade, Solução de Problemas e Inovação? Esse texto é pra você! Descubra algo que pode se tornar um diferencial tanto na sua carreira quanto no seu negócio! Vale a Leitura!

Marketing Multinível: Tendência passageira ou nova possibilidade de carreira?

Se interessa por Empreendedorismo? Busca uma nova oportunidade de negócio? Precisa de uma renda extra? Esse texto é pra você! Pode ser a oportunidade que você estava esperando! Vale a leitura!

terça-feira, 27 de outubro de 2015

Snapchat e Podcast: Saiba como eles podem ser úteis na sua carreira!


Se existe uma coisa que todo o profissional, seja ele de qualquer área, pode ter certeza é de que ele constantemente precisa se atualizar, se manter bem informado. É evidente que métodos tradicionais de absorção de conhecimento, como por exemplo ler livros e a realização de cursos são bem eficazes, mas com a crescente tecnologia vão surgindo inovações que facilitam esse processo de aprendizagem.

Nessa postagem então, o Difícil Início sugere duas formas onde talvez você não conheça ou não acredite que pode absorver informações significativas para sua carreira profissional. 

A primeira delas é o Snapchat, aplicativo febre atualmente criado pelo americano Evan Spiegel, de apenas 23 anos, que consiste no compartilhamento de fotos e vídeos de curta duração com o seu público, sejam eles amigos, familiares ou fãs. Fora todos os artistas que colocam sua vida ao alcance do seu público, existem empresários, empreendedores e formadores de opinião que utilizam o aplicativo para falar sobre dicas, notícias, livros, estudos de caso e sobre seus próprios negócios. Além disso, como foi dito em relação ao criador do App, o Snapchat pode servir de estimulo para você jovem criativo, mostrando que uma ideia criativa pode criar um grande impacto.

As sugestões variam de acordo com a área de atuação, mas baseado nas postagens anteriores, o blog sugere para começar essa experiência os snaps da Bel Pesce (belpesce), Murilo Gun (murilogun), Gabriel Goffi (ggoffi) e Érico Rocha (erico.rocha).

A próxima sugestão fala sobre os Podcasts, utilizados em sua maioria no meio musical, mas que após conseguir um alcance significativo no exterior, vem ganhando adeptos aqui no Brasil. Com propósito semelhante ao que foi abordado na sugestão anterior, eles são desenvolvidos a partir de um tema, possibilitando que o público com apenas um fone de ouvido possa consumir conhecimento e informações valiosas para sua carreira ou para criação do seu negócio. O Blog sugere o App Podcast Addict, que é de fácil manuseio e posteriormente o acompanhamento dos podcasts do Murilo Gun (Guncast), da Bel Pesce (Podcast da Bel) e Flávio Augusto da Silva (GVCAST)

Sabe de mais algum Snapchat interessante? Algum podcast? Divulga aí, assim todos nós podemos acompanhar!!

sábado, 24 de outubro de 2015

Dica de Livro: Sonho Grande


A partir de hoje, o Difícil Início também vai sugerir opções de leitura que de certa forma se encaixam com os temas abordados pelo blog. A primeira sugestão é o livro Sonho Grande, de Cristiane Correa, que foi publicado em 2013. Trata-se da história da parceria entre os empresários Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Carlos Alberto Sicupira, que ergueram um império a partir da compra da cervejaria Brahma até o que gerou atualmente o controle de empresas como Burger King, Heinz e Ambev.

Além de toda a consciência empresarial que demonstram, também possuem um viés social e educacional. Tem liderança em projetos como a Fundação Estudar, que por exemplo proporciona diversas bolsas de estudos para o exterior e a Endeavor, instituição que funciona como um guia para todos os empreendedores.

Entender os seus perfis de trabalho e suas histórias, pregando a Meritocracia, a busca pela redução de custos e a descrição em suas atitudes, pode vir a ser um grande ensinamento e instrumento de motivação para aqueles que estão iniciando a sua trajetória.

A última grande sacada dos três, que ainda está para ser concretizada, foi a compra da cervejaria SABMiller, sendo um exemplo significativo de sua visão e intenção constante de expansão (http://boo-box.link/277R2). Você pode adquirir o livro através deste link.

Já leu este livro? Diz aí o que você achou! Tem alguma outra sugestão? É só falar pra gente!

quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Marketing Pessoal: Você sabe fazer o seu?


Durante a candidatura a uma empresa ou até em uma busca por parcerias para um novo negócio por exemplo, elementos como saber se portar, ter boa aparência, ser confiante e saber valorizar seus pontos positivos, podem ser um diferencial para você. Tudo isso constitui o chamado Marketing pessoal, onde assim como um produto ou serviço, um colaborador pode se tornar mais ou menos atrativo aos olhos de quem o avaliará.

Ser lembrado, se fazer notável, pode por muitas vezes ser algo complicado, então por isso cabe ao candidato utilizar as técnicas de maneira correta para evitar críticas negativas. Tornar-se uma pessoa taxada como "puxa-saco" ou "chato", demonstrar ser arrogante ou hostil, utilização de telefones celulares e a não utilização de roupas adequadas são alguns dos erros mais comuns.

Sendo assim, seguem algumas dicas do blog:
  • Fique sempre muito bem informado, seja sobre a empresa em que você almeja entrar, que você deseja criar parceria e sobre as principais notícias que envolvem o mercado atualmente.
  • Fique atento ao seu vestuário, utilizando o que for adequado para cada situação.
  • Busque o auto-conhecimento, entendendo suas características, pontos de vista, paixões, sonhos e pontos fortes, afim de explorá-los e valorizá-los nos momentos certos.
  • Seja criativo, devido a ansiedade, medo ou nervosismo, algumas pessoas não conseguem desenvolver seu potencial totalmente. Então saiba como sair dessas situações, improvisando se necessário.
  • Atenção as redes sociais, que cada vez estão sendo mais analisadas, por isso mantenha uma postura adequada em suas postagens e perceba que pode ser uma ferramenta útil de tornar-se mais próximo da empresa que você deseja trabalhar.
  • Sinceridade sempre, uma vez que nada adianta colocar em evidência habilidades e conhecimentos que você não possui e que serão descobertos no futuro.
  • Pense em você como uma Marca, faça com que você seja justamente aquele candidato que os recrutadores queriam, aquele projeto de negócio que um investidor terá garantia de retorno.

Está sabendo utilizar bem o seu Marketing Pessoal? Tem alguma dica além das que foram dadas? Comente aqui ou na página: https://www.facebook.com/Dif%C3%ADcil-In%C3%ADcio-1499653390352597



domingo, 18 de outubro de 2015

Inovação em Processos Seletivos: Gamification


A busca por talentos traz para as empresas a necessidade de entender cada vez mais os candidatos participantes de seus processos seletivos. Com o passar dos anos, as inovações atingiram esses processos, fazendo com que as meras provas e entrevistas não fossem apenas os únicos instrumentos de avaliação de um possível colaborador. O Blog então, sente a necessidade de trazer ao leitor as novidades sobre este assunto, para que você esteja cada vez mais atualizado para futuras oportunidades.

O primeiro tema será a Gamificação, do inglês Gamification, que nada mais é do que a estratégia de utilização de jogos na interação com os candidatos. É verdade, você não leu errado, empresas começaram a adotar jogos em seus processos seletivos. Os games fazem com que os candidatos realizem ações que não realizariam e ajuda a verificar como solucionariam problemas, a sua capacidade de aprendizado, sua velocidade de raciocínio e o modo como se adaptam a novas tecnologias por exemplo.

A utilização dessa técnica se originou na região do Vale do Silício nos Estados Unidos por Startups, mas com o objetivo de tornar suas apresentações em busca de investidores mais dinâmicas e interessantes. Atualmente, utilizam desta técnica empresas como Ambev, Natura, NET, Nike, Spotify, Nestle e Samsung.

Caso queira se aprofundar ainda mais no estudo desse tema, o blog sugere o livro "Gamification, Inc", da MJV, que pode ser obtido em PDF em: http://boo-box.link/277R6 .

Você já teve a oportunidade de participar de um projeto que essa técnica foi utilizada? Se sim, conte-nos essa experiência! Se não, esteja preparado e perceba que o que antes era brincadeira está se tornando coisa séria!!


quinta-feira, 15 de outubro de 2015

Dicionário do Difícil Início: Termos utilizados no meio empresarial!


O meio empresarial atual possui em seu dia-a-dia diversos termos que geram dúvidas para aqueles que não fazem parte deste cotidiano. Por isso, para você meu amigo que almeja fazer parte deste cenário, conhecer esses termos, que em sua maioria são em inglês pode vir a ser um diferencial. Com a crise que assola o país somada a grande quantidade de profissionais buscando seu lugar ao sol, ser diferenciado te coloca passos a frente nessa corrida.

O Blog então lista dez termos, com seus devidos significados, para ajudar você na busca pela sua oportunidade:

  • Benchmarking: Análise comparativa de um produto ou prática empresarial por exemplo, visando adquirir conhecimento que permita desenvolver melhorias nos processos realizados.
  • Brainstorming: Reunião para incentivar a criatividade dos colaboradores, a encontrar soluções para os problemas detectados. Nenhuma ideia pode ser descartada e sim podem ser complementadas pelos outros membros.
  • Branding: Atividades relacionadas a interface entre o consumidor e marca. Envolve setores empresariais como Marketing, Planejamento, Design e Comunicação.
  • Briefing: É um mapeamento sobre o assunto que será abordado, em uma reunião ou projeto por exemplo. Serve de base para as ações que serão trabalhadas.
  • Coaching: Consiste no treinamento de um indivíduo, visando melhoria de habilidades e competências.
  • Endomarketing: Pacote de ações informativas e motivacionais realizadas dentro da própria empresa, tendo como público seus funcionários.
  • Feedback: Consiste no retorno ou avaliação sobre uma ação realizada. Assim como já foi abordado em posts anteriores do blog, se bem colocado pode gerar crescimento do profissional em questão.
  • Gap: É uma lacuna, algo que falta. Consiste em um ponto que pode ser desenvolvido pela empresa.
  • Headhunter: Especialista na busca de bons profissionais, em sua maioria de uma empresa em busca de alguém para uma determinada oportunidade em outra empresa.
  • Networking: Trata- se da rede de relacionamentos criada pelo profissional, onde as interfaces criadas por ela, podem gerar oportunidades de emprego, criação de novos negócios, parcerias, etc.

Acha que faltou algum termo? Ainda tem alguma dúvida? Comente aqui ou na nossa página e realizaremos uma próxima postagem!

sexta-feira, 9 de outubro de 2015

A utilização do Canvas na criação do seu negócio!



A partir de hoje o nosso blog passa a abordar um tema que possibilita caminhos diferentes para aqueles profissionais que ainda não encontraram oportunidades no meio empresarial. Criar o seu próprio negócio pode vir a ser um excelente meio de a aliar possibilidade de colocar os conhecimentos adquiridos em prática, inovação e retorno financeiro.

Para auxiliar o novo empreendedor a criar e gerir seu negócio, existem ferramentas como a que por exemplo será abordada nessa postagem. Trata-se do Business Model Canvas, criada por Yves Pigneur e Alex Osterwalder, que consiste em um quadro dividido em 9 etapas, que permite de forma prática e informal, diferentes abordagens para um novo negócio ou até para um já existente. De nenhuma forma, ele não permite que seja realizado o tradicional plano de negócios, apenas é uma possibilidade mais simples.

Existem diversos sites e até aplicativos que disponibilizam o Canvas para que ele se torne ainda mais próximo do empreendedor. Atualmente ele é utilizado por empresas já consolidadas como: Intel, PwC, SAP e Natura, mas também é constantemente utilizado pelas startups em seu processo de desenvolvimento.

Se você quiser obter mais conhecimento sobre esta ferramenta, segue a sugestão do Difícil Início. Através do link: http://www.fazinova.com.br/cursos/1, da instituição FazInova e da empresa PwC, pode ser feito um curso rápido, através de vídeo aulas e exercícios, que permitirá que você tenha embasamento para transformar suas ideias em negócios.

domingo, 4 de outubro de 2015

Indicações, De que lado você está? (Parte 2)



Em nosso último post, começou a ser abordado o tema das indicações para oportunidades de trabalho. Se você não leu, dá uma olhada nos posts antigos, porque vai ser essencial para você tirar suas conclusões sobre este tema. Apenas para contextualização, o Brasil atualmente é o segundo país com mais indicações no mundo, perdendo apenas para a Austrália, conforme mostra uma pesquisa fornecida pela revista EXAME, disponível em: http://exame.abril.com.br/carreira/noticias/os-paises-em-que-o-qi-quem-indica-mais-funciona#3.

Chegou a hora então do mostrar o outro lado da moeda, uma percepção de certa forma negativa quanto a utilização desta técnica.

Qualquer indicação hoje, carrega consigo a ideia de "amigo de fulano", "primo de tal pessoa", etc. Possuir qualquer relação de proximidade perante ao candidato não significa que o tal não seja adequado para a oportunidade, contudo essa ação tem sido um erro comum cometido em algumas organizações. O profissional que realizar a indicação pode ser prejudicado com a situação, contraindo imagem desfavorável, uma vez que não possuindo o perfil ideal, ele pode não executar sua função da maneira correta ou não se adaptar a cultura da empresa.

Todo esse contexto negativo ainda pode ser potencializado com a perda de um grande talento, presente por exemplo no mesmo processo seletivo do candidato com "QI", mas que devido a perda de espaço, pode simplesmente acabar gerando valor para o seu concorrente.

Cabe a você profissional oriundo de "QI" provar seu potencial, mostrar o real motivo pelo qual foi indicado e percorrer o seu caminho dentro da empresa. Já para você, talento injustiçado, o motivo da não contratação, não está em suas habilidades ou conhecimentos, então persevere nos seus sonhos e continue na busca por realiza-los.

E você ? Está de qual lado agora? Qual personagem é você nessa história?