Fonte: mckinsey.com
A dívida tá grande mas aos poucos vamos voltando ao ritmo normal! Hoje é dia de texto galera! Se você perdeu o último, fica ligado, falamos sobre uma grande tendência atual, o Marketing Multinível (MMN). Sem mais delongas, a temática de hoje é válida para vários segmentos, afinal criatividade, resolução de problemas e inovação, são três valores ligados a essa temática que estão sempre em voga.
Segundo a ABRA, famosa escola de Artes e Design paulista, o Design tem como definição “disciplina envolvida nos processos de desenvolvimento de produtos, ligadas as questões de uso, produção, mercado, utilidade e qualidade formal ou estética dos produtos”.
Pelos conceitos citados, fica fácil perceber que o Design pode estar linkado a diversos segmentos empresariais como por exemplo: Gestão, Tecnologia da Informação, Educação, Marketing e Sustentabilidade.
Mas há uma problemática em meio a isso: Apesar da existência de tantos empreendimentos, escritórios e organizações nas cidades, as discussões e reflexões a respeito das ferramentas de Design não são muito presentes. Esse não aproveitamento na opinião do DI pode ser oriundo de três fatores:
Desde o que foi propiciado pela Revolução Industrial, muitas empresas acreditam no volume, em fornecer o que é produzido a maior quantidade de postos de vendas possível, não percebendo o quanto uma nova embalagem, um novo formato, uma marca bem trabalhada pode proporcionar de diferencial ao consumidor final ou intermediário daquele produto.
Também são muitos os exemplos de empresas familiares, com anos de mercado, que por exemplo, não admitem a entrada de novas ferramentas e oportunidades que podem valorizar ainda mais o modelo de negócio desenvolvido. A máxima de “Time que está ganhando não se mexe”, vale para muitos, acreditando possuir a fórmula do sucesso no negócio, não sendo necessária nenhuma inovação.
O Design, assim como o Marketing e a Pesquisa e Desenvolvimento, para muitas empresas é tido como um gasto sem retorno, possuindo foco maior na produção, na área de vendas e no atendimento em si.
A Verdade é que o Design pode sim proporcionar muitas oportunidades aos negócios já existentes e as ideias que ainda estão no papel. Uma identidade visual bem construída, por exemplo, realça a qualidade, a integridade, a confiabilidade da empresa. Ela te dá à oportunidade de marcar o seu público, de divulgar os seus produtos com eficiência e realmente obter retorno. Embalagens são outros exemplos muito significativos. Funcionam como chamariz, como ferramentas de atração com o cliente, seja pelo seu visual, seja pela sua funcionalidade, atuando como diferenciais competitivos sejam na sua distribuição, na venda, no marketing e no seu envase.
Além de áreas em que o Design está sempre presente como por exemplo o segmento gráfico e a Arquitetura, atuais ou futuros profissionais de Engenharia de Produção ao desenvolver um produto, Estilistas ao desenhar um novo modelo de roupa, Mecânicos ao desenvolver peças que vão melhorar o desempenho de um automóvel estão exercendo o Design em suas funções. Então, fica a dica leitor, ter conhecimentos sobre pode ser um diferencial na sua carreira.
Algumas empresas conseguem ter um bom reconhecimento no quesito Design ainda que ofereçam um excelente produto ou serviço e um ótimo atendimento. Nesse sentido, um bom design faz com que uma empresa se estabeleça no mercado de forma mais rápida e consistente. O portal Design Brasil, apresenta diversos cases que você empreendedor pode analisar e verificar o que pode ser agregado ao seu negócio.
Seguem alguns links caso você queira se aprofundar mais sobre o Design:
Então leitor, também acredita que saber mais sobre Design pode ser um diferencial na sua carreira ou negócio? Comenta aqui, na nossa Fanpage ou lá no Insta! E para fechar, não se esqueça daquele nosso pedido tradicional né? Deixe o seu +1 aqui embaixo, além de curtir e compartilhar esse texto nas suas redes sociais. Você estará ajudando o blog a alcançar mais pessoas que querem saber mais sobre esse e outros temas abordados por nós. Até o próximo post!
Segundo a ABRA, famosa escola de Artes e Design paulista, o Design tem como definição “disciplina envolvida nos processos de desenvolvimento de produtos, ligadas as questões de uso, produção, mercado, utilidade e qualidade formal ou estética dos produtos”.
Pelos conceitos citados, fica fácil perceber que o Design pode estar linkado a diversos segmentos empresariais como por exemplo: Gestão, Tecnologia da Informação, Educação, Marketing e Sustentabilidade.
- Foco em excesso na produção, em volume, em quantitativo de produtos;
- Empresas familiares, muito tradicionais, sem saber abertas a novos conhecimentos;
- Pensar no design como um gasto, algo custoso, que não traz retorno.
Desde o que foi propiciado pela Revolução Industrial, muitas empresas acreditam no volume, em fornecer o que é produzido a maior quantidade de postos de vendas possível, não percebendo o quanto uma nova embalagem, um novo formato, uma marca bem trabalhada pode proporcionar de diferencial ao consumidor final ou intermediário daquele produto.
Também são muitos os exemplos de empresas familiares, com anos de mercado, que por exemplo, não admitem a entrada de novas ferramentas e oportunidades que podem valorizar ainda mais o modelo de negócio desenvolvido. A máxima de “Time que está ganhando não se mexe”, vale para muitos, acreditando possuir a fórmula do sucesso no negócio, não sendo necessária nenhuma inovação.
O Design, assim como o Marketing e a Pesquisa e Desenvolvimento, para muitas empresas é tido como um gasto sem retorno, possuindo foco maior na produção, na área de vendas e no atendimento em si.
A Verdade é que o Design pode sim proporcionar muitas oportunidades aos negócios já existentes e as ideias que ainda estão no papel. Uma identidade visual bem construída, por exemplo, realça a qualidade, a integridade, a confiabilidade da empresa. Ela te dá à oportunidade de marcar o seu público, de divulgar os seus produtos com eficiência e realmente obter retorno. Embalagens são outros exemplos muito significativos. Funcionam como chamariz, como ferramentas de atração com o cliente, seja pelo seu visual, seja pela sua funcionalidade, atuando como diferenciais competitivos sejam na sua distribuição, na venda, no marketing e no seu envase.
Além de áreas em que o Design está sempre presente como por exemplo o segmento gráfico e a Arquitetura, atuais ou futuros profissionais de Engenharia de Produção ao desenvolver um produto, Estilistas ao desenhar um novo modelo de roupa, Mecânicos ao desenvolver peças que vão melhorar o desempenho de um automóvel estão exercendo o Design em suas funções. Então, fica a dica leitor, ter conhecimentos sobre pode ser um diferencial na sua carreira.
Algumas empresas conseguem ter um bom reconhecimento no quesito Design ainda que ofereçam um excelente produto ou serviço e um ótimo atendimento. Nesse sentido, um bom design faz com que uma empresa se estabeleça no mercado de forma mais rápida e consistente. O portal Design Brasil, apresenta diversos cases que você empreendedor pode analisar e verificar o que pode ser agregado ao seu negócio.
Seguem alguns links caso você queira se aprofundar mais sobre o Design:
Então leitor, também acredita que saber mais sobre Design pode ser um diferencial na sua carreira ou negócio? Comenta aqui, na nossa Fanpage ou lá no Insta! E para fechar, não se esqueça daquele nosso pedido tradicional né? Deixe o seu +1 aqui embaixo, além de curtir e compartilhar esse texto nas suas redes sociais. Você estará ajudando o blog a alcançar mais pessoas que querem saber mais sobre esse e outros temas abordados por nós. Até o próximo post!
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