Fonte: mktsemsegredos.com
Estava com saudades dos nossos textos? Realmente ficamos em dívida por um tempo, mas estamos de volta com um texto bem explicativo, amplo e que pode produzir um grande diferencial para a sua carreira ou para sua ideia de negócio. Não sabe do que estamos falando? A resposta é simples: os 4 P's! Continue lendo que você vai entender melhor o porque da nossa escolha!
O conceito surgiu em 1949 com o professor americano Neil H. Borden sendo melhor desenvolvido em 1960 com escritor também americano E. Jerome McCarthy, através do seu livro Basic Marketing, produzindo o chamado Composto ou Mix de Marketing, dividido em 4 partes: Product (Produto), Price (Preço), Place (Praça) e Promotion (Promoção). Ele ainda possui algumas variações como os 4 C's e os 4 A's.
O primeiro P, de Produto se refere ao que é oferecido, sendo um bem ou um serviço e suas características que vão ser transmitidas ao cliente, como por exemplo a Qualidade, o Design e as garantias. Já o segundo P, relacionado a Preço, é o responsável na interface entre custo e benefício, gerando o valor que aquele produto ou serviço possui. Variáveis como a estratégia de posicionamento dos produtos, descontos e financiamentos fazem parte desse processo decisório.
O P de Praça é o terceiro, sendo responsável pela chegada desse produto ao cliente, envolvendo a logística e os canais de distribuição. Essa venda pode ser direta ou indireta, indo para um intermediário e posteriormente para o consumidor. Para finalizar temos o P de Promoção, que se refere aos meios em que o produto ou serviço é divulgado, tornando-o conhecido pelo cliente, como por exemplo anúncios, marketing digital e ações promocionais.
O P de Praça é o terceiro, sendo responsável pela chegada desse produto ao cliente, envolvendo a logística e os canais de distribuição. Essa venda pode ser direta ou indireta, indo para um intermediário e posteriormente para o consumidor. Para finalizar temos o P de Promoção, que se refere aos meios em que o produto ou serviço é divulgado, tornando-o conhecido pelo cliente, como por exemplo anúncios, marketing digital e ações promocionais.
Seguem alguns links caso você queira aprofundar a leitura sobre o tema:
Depois de toda essa contextualização, falta a resolução da nossa questão. Sobre o viés da carreira profissional, você que se interessa principalmente pelas áreas de Marketing, Administração e Engenharia de Produção, saiba que esse conteúdo é de extrema importância e muito abordado. Além disso, ao participar de processos seletivos para empresas que tem sua área Comercial, de Marketing ou Logística como diferencial competitivo, demonstrar conhecimento sobre os 4 P's pode fazer você avançar algumas casas no tabuleiro.
Já com relação ao viés empreendedor, você em sua ideia de negócio tem que tratar o desenvolvimento dos 4 P's como uma de suas ações prioritárias, já que eles podem ser essenciais para manutenção competitiva da sua empresa. Alguns questionamentos podem fazer você leitor entender melhor esse cenário. Por exemplo: Você vende um produto com defeito ou não conforme? Presta um serviço com valor mais alto que a média? Comercializa um produto de luxo em lojas populares? Está divulgando um produto online para um segmento que não tem acesso a internet? Reflita e veja se você concorda com o DI!
E aí leitor, gostou de saber mais sobre os 4 P's? Comenta aqui ou na nossa Fanpage, se você tem mais alguma dica sobre esse tema! E para fechar, não se esqueça daquele nosso pedido tradicional né? Deixe o seu +1 aqui embaixo, além de curtir e compartilhar esse texto nas suas redes sociais. Você estará ajudando o blog a alcançar mais pessoas que querem saber mais sobre esse e outros temas abordados por nós. Até o próximo post!
Já com relação ao viés empreendedor, você em sua ideia de negócio tem que tratar o desenvolvimento dos 4 P's como uma de suas ações prioritárias, já que eles podem ser essenciais para manutenção competitiva da sua empresa. Alguns questionamentos podem fazer você leitor entender melhor esse cenário. Por exemplo: Você vende um produto com defeito ou não conforme? Presta um serviço com valor mais alto que a média? Comercializa um produto de luxo em lojas populares? Está divulgando um produto online para um segmento que não tem acesso a internet? Reflita e veja se você concorda com o DI!
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