O Difícil Início traz hoje mais um dicionário! E dessa vez com uma novidade: O tema foi escolhido por vocês leitores em nossa página no Facebook (https://www.facebook.com/DificilInicio). E vocês decidiram por Projetos, que em sua definição de acordo com o PMI (Você irá descobrir mais pra frente o que significa) consiste no conjunto de atividades temporárias, destinadas a elaborar um serviço, produto ou um resultado único. Em uma empresa, é o início da implementação prática do planejamento estratégico elaborado.
Então, vamos aos termos importantes sobre Projetos:
- Escopo: Consiste em todo o trabalho que será desempenhado no decorrer do projeto visando o resultado final, seja ele um produto ou serviço.
- Gráfico de Gantt: Diagrama desenvolvido pelo Engenheiro Americano Henry Gantt em 1917, muito utilizado para que seja observado o andamento das etapas executadas em um projeto.
- Marcos: Trata-se da simbolização de que uma determinada etapa de um projeto foi finalizada. Quem for o responsável pelo gerenciamento, deve ficar bem atento a eles, tendo em vista que a não existência dos próprios, pode ser gerada por atrasos no planejamento, questões financeiras, etc..
- MS Project: Possivelmente a ferramenta mais utilizada quando se fala em gerenciamento de projetos, criada pela Microsoft, sendo bem funcional e com diversos recursos, como por exemplo o Gráfico de Gantt. Existem diversos cursos sobre a ferramenta, sendo assim, vale a pena dar uma procurada leitor.
- Orçamento: Somatório dos custos estimados para a realização das atividades do projeto, servindo como base para análise de como o próprio está sendo executado em seu decorrer.
- PMI: Originado do inglês Project Management Institute, sendo uma das maiores associações quando se fala em Projetos. Atualmente, por exemplo, eles produzem 8 tipos de certificações, agregando valor e competência aos profissionais que as possuem.
- PMBOK: É o principal guia para os profissionais da área, sendo elaborado pelo PMI no final da década de 60, contendo os conceitos e as técnicas mais importantes do gerenciamento de projetos.
- Risco: Evento ou possível cenário que pode ocorrer em determinado momento, que pode atuar sobre o projeto de forma positiva ou negativa, afetando o produto final. Um exemplo seria a falta de obtenção de alguma licença para a realização.
- ROI: Nesse período de crise sendo ainda mais essencial, originado do inglês Return on investiment, é um dos principais indicadores usados na hora de analisar a viabilidade de um projeto, verificando a margem de retorno que será obtida com o próprio.
- TAP: Sigla para Termo de Abertura do Projeto, que como o próprio nome sugere, é o passo inicial, sendo um documento formal que autoriza e esclarece tudo aquilo que será realizado, resultado final que será entregue, escopo, cronograma, riscos, entre outros elementos.
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