Durante a participação em um processo seletivo,
vários sentimentos rondam a cabeça do candidato: Ansiedade, Medo, Esperança,
etc.. . A cada etapa, eles se renovam, ansiando por respostas. A questão é que
nem sempre elas vem! São raras as empresas que proporcionam este tipo de
contato. E isso poderia ser muito mais explorado. Claro que proporcionar esse
feedback mais elaborado, demanda tempo e recursos, mas pode produzir ganhos
significativos em futuros colaboradores.
Sejam eles positivos ou negativos, o ideal de que
críticas construtivas são sempre bem vindas deve ser seguido. Em um exemplo
simples, se em uma etapa de entrevistas ou dinâmicas de grupo, um candidato
soubesse que foi eliminado, porque não expôs o seu conhecimento ou ponto de
vista da melhor maneira, não conseguiu se afirmar ou até se demonstrou muito
tímido, ele vai ter a oportunidade assim de procurar vagas onde ele tenha maior
possibilidade de êxito ou até participar de cursos preparatórios e de oratória.
Já durante uma bateria de provas, sejam elas de inglês, português, raciocínio
lógico, entre outras, saber em qual se teve desempenho não satisfatório pode
fazer com que o candidato estude mais aquele conteúdo específico e esteja
melhor preparado para processos seletivos futuros.
O principal produto de um bom feedback, com certeza
é o fator motivacional que injeta no candidato. O faz ter vontade de melhorar,
a procurar conhecimento, a se preparar melhor e acima de tudo, a continuar
possuindo interesse em fazer parte daquela organização. Se fala tanto em
investir no material humano, ter mão-de-obra mais qualificada, que tal começar
dessa forma?
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