"Caros Leitores do Difícil Início meu nome é Yves Rocha de Salles Lima, tenho 25 anos, sou formado em Engenharia de Controle e Automação no Instituto Federal Fluminense (IFF) e atualmente faço mestrado em Sistemas Aplicados à Engenharia e Gestão também no IF Fluminense.
O curso de Engenharia de Controle e Automação foi o primeiro curso de Engenharia do IF Fluminense. O principal foco do curso é levar ao estudante noções de projetos, gerenciamento e operação de equipamentos usados nos processos produtivos em geral além de possibilitar o controle do processo produtivo através de máquinas que automatizem o processo sem que seja necessário a intervenção do homem. A área de atuação é bem ampla sendo muito comum o aproveitamento do profissional em metalúrgicas, siderúrgicas, indústria automobilística e no caso da região em que estamos inseridos (Campos -RJ) o foco é um pouco maior para o setor de petróleo e gás.
Minha experiência profissional na área da Engenharia de Controle e Automação não é muito vasta. Estagiei durante 5 meses na Petrobrás no setor de Engenharia de Interligação Submarina (EISUB) onde era responsável por ajudar em projetos de interligação de poços de produção de petróleo e desmobilização de poços, nesse estágio obtive um grande conhecimento em dutos flexíveis e umbilicais que são os principais responsáveis pela produção de um poço.
Quando estava para me formar na Engenharia prestei concurso para professor do IF Fluminense onde passei e fui convocado para tomar posse em outubro de 2015, desde então estou voltado para a vida acadêmica onde leciono as disciplinas Eletrônica Analógica, Controladores Lógicos Programáveis (C.L.P), Eletricidade Básica e Introdução a exploração e produção de petróleo no curso Técnico em Eletrotécnica nas modalidades Integrado, concomitante e proeja.
Muitos de vocês que estão lendo esse texto agora devem estar se perguntando o porquê de eu ter escolhido a vida acadêmica ao invés da área industrial que é o mais comum. Primeiramente a época em que me formei foi a com maior número de demissões no setor de petróleo e gás, que é o que mais contrata engenheiros de controle e automação na nossa região. Segundo, sempre tive facilidade em ensinar meus amigos e fui bolsista de Apoio Tecnológico no IF Fluminense onde ajudava aos alunos na resolução de exercícios teóricos e práticos. E por último a questão primordial na minha opinião, que é o de poder passar o conhecimento adiante para gerações futuras, como já dizia Albert Einstein “A mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará ao seu tamanho original”.
Para os interessados na vida acadêmica só tem um jeito de crescer e conseguir níveis maiores na sua carreira: ESTUDAR! É isso aí galera, somente estudando mais e mais que ocorre o crescimento na carreira e a possibilidade de novas oportunidades dentro e fora da Instituição que leciona. Como falei atualmente faço mestrado e quando acabar pretendo já fazer um doutorado e durante esse processo é muito importante fazer cursos na área em que está inserido para maior qualificação e aquisição de novos conhecimentos.
Para quem pretende seguir na área acadêmica a dica que eu dou é ficar atento a concursos públicos e universidades que tenham o curso em que você se formou. O cenário de concursos no Brasil não é muito favorável assim uma outra forma de obter experiência é começar lecionando em cursos técnicos onde você pode adquirir experiência e melhorar a didática para futuras oportunidades.
Quem quiser saber mais um pouco sobre a Engenharia de Controle e Automação ou sobre a vida acadêmica pode entrar em contato pelo e-mail: yves.lima@iff.edu.br. Espero que tenham gostado! Grande Abraço e fiquem com Deus."
E aí leitor, curtiu saber mais sobre a visão de carreira de alguém de Engenharia de Controle e Automação? Em breve teremos mais textos como esse e podemos falar da sua área de interesse! Aguarde! Mas não se esqueça daquele nosso pedido tradicional né? Não se esqueça de deixar o seu +1 aqui embaixo, além de curtir e compartilhar esse texto nas suas redes sociais. Você estará ajudando o blog a alcançar mais pessoas que querem saber mais sobre esse e outros temas abordados por nós. Até o próximo post!