Estamos de volta amigos! Após uma rápida pausa de início de ano, voltamos a nossa rotina de textos para fomentar o seu início de carreira. Concorda que nada seria mais justo do que começar com um tema bem atual, com alguns detalhes que talvez você não tenha percebido e que podem contribuir para o seu crescimento pessoal e profissional? Sem mais delongas, o papo hoje é sobre Youtube!
Segundo dados da própria rede, o Youtube possui mais de um bilhão de usuários, com conteúdos produzidos em cerca de 76 idiomas diferentes. Já segundo notícia divulgada pelo portal Marketing de Conteúdo, o Youtube é a 4ª mídia social mais utilizada no Brasil, com 82 milhões de brasileiros assistindo a vídeos online pela plataforma.
Os responsáveis por esse sucesso, são os chamados Youtubers, criadores de conteúdo em diversos segmentos, que vão de Humor e Entretenimento, passando por tutoriais de beleza e jogos até vídeos pessoais do dia a dia, que são os chamados Vlogs. Já existe até um amplo debate, se ser um Youtuber pode ser caracterizado como Profissão, uma carreira a ser seguida.
Você pode estar se perguntando: O que esse papo todo tem a ver comigo e com o DI? Vamos te mostrar que a trajetória deles pode produzir importantes ensinamentos que podem agregar a sua vida profissional. Selecionamos cinco exemplos, contando um pouco do que construíram na plataforma, sua carreira e em que você pode se espelhar. Vamos a eles:
Um dos Youtubers de maior sucesso do público jovem, o paulista Felipe Castanhari (26 anos) começou no Youtube em 2011, totalizando quase 11 milhões de inscritos em seus dois canais. No mais popular deles, o Canal Nostalgia, ele retrata de uma forma bem divertida e dinâmica, episódios que marcaram momentos vividos no passado, desde músicas, séries e filmes até acontecimentos históricos como golpes e guerras.
Com uma carreira começando a ser construída como Animador, ele viveu dilemas sobre qual caminho seguir, com algumas boas oportunidades que começavam a surgir e o amadurecimento do seu canal. Optou pela produção de conteúdo na plataforma e o reconhecimento do seu trabalho cresce a cada dia, mostrando o quanto a decisão foi acertada.
A principal sacada que a história do Felipe nos proporciona com certeza é o Foco! Oportunidades no decorrer da sua carreira ou do seu negócio vão surgir, cabe a você entender o que é melhor, quais são suas prioridades, onde você pode realmente colocar o seu potencial em prática e alcançar os melhores resultados.
O mais experiente mas que ao mesmo tempo é o mais novo dos Youtubers indicados. O Paranaense Celso Portiolli (49 anos) começou a produzir seus vídeos apenas no ano passado, mas já totaliza mais de 2,2 milhões de inscritos em seu canal. Seu conteúdo se baseia principalmente em vídeos bem humorados, desafios e paródias.
Com mais de 20 anos de anos de carreira e uma carreira consolidada na TV, principalmente no SBT, com programas de sucesso com Passa ou Repassa e Domingo Legal, ele apostou que seu bom humor, carisma e dinâmica também seriam capazes de atrair o público do Youtube, que em sua maioria jovem, talvez não tivesse um grande conhecimento sobre o que construiu em sua carreira profissional.
Fácil de identificar então a Flexibilidade e a capacidade de adaptação não é? Acompanhar o que está sendo criado a cada dia, de novas plataformas, funcionalidades, tecnologias, conhecimentos é essencial. Enquanto você está aí esperando a sua oportunidade cair do céu ou na sua zona de conforto devido a uma chance que não pode te proporcionar crescimento profissional, existem vários outros profissionais correndo atrás e melhorando a cada dia! As oportunidades estão sempre por aí, basta você estar pronto e saber aproveitá-las da melhor maneira!
Uma das queridinhas do público feminino, a mineira Camila Coelho (28 anos) está no Youtube desde 2010, totalizando quase 2,9 milhões de inscritos no seu canal. Sua atuação principal é no segmento de beleza, principalmente maquiagens, realizando os vídeos chamados de tutoriais, aqueles que ensinam passo a passo a realização de uma determinada tarefa ou atividade.
Após ter morado nos EUA, ela se tornou uma das pioneiras neste tipo de vídeo em português, alcançando uma demanda que era dependente de conteúdos em outros idiomas. Além disso, é conhecida pela sua versatilidade ao aliar o tema maquiagem a diversos outros tipos de conteúdo.
Fica evidente então a principal sacada que ela pode nos proporcionar: Entendimento do seu público. Caso você leitor queira seguir determinada área, começar um novo negócio por exemplo, pesquise sobre o próprio, verifique a real existência da demanda, se existe algum Gap em que você pode atuar, se aquilo que você quer produzir, vender, realmente vai gerar interesse.
Hora de falar sobre um dos pioneiros do Entretenimento/Humor do Youtube. O Gaúcho Rafinha Bastos (40) está na plataforma desde 2006, totalizando mais de 2,2 milhões de inscritos no seu canal. Sua atuação se dá com conteúdos críticos aliados a humor sobre acontecimentos no Brasil e no mundo, além de entrevistas e divulgação de iniciativas sociais.
Você leitor pode conhecê-lo mais por sua atuação em programas humorísticos da TV como CQC e Agora é Tarde, por suas atuações no Segmento de Stand Up Comedy ou até por pequenos desentendimentos públicos graças a piadas não muito bem recebidas. Mas ele continua realizando um trabalho bem significativo na rede com seus seguidores.
O ensinamento que a trajetória dele pode trazer para o nosso início de carreira é a Resiliência aliada ao não se importar com a opinião dos outros. Alguns acontecimentos no decorrer da sua carreira, podem te colocar pra baixo, você pode ouvir críticas desnecessárias, sofrer preconceito, etc.. . É por isso que você vai desistir, desanimar? Não! Você pode extrair o que vier de positivo dessas situações, crescer como profissional, mudar o que for necessário e alcançar os seus objetivos. Confie no seu potencial e corra atrás do que você deseja!
Por fim, o atual "Rei" do Youtube Brasileiro, o piauiense Whindersson Nunes (22 anos) está no Youtube desde 2013, totalizando mais de 16,2 milhões de inscritos no seu canal. Atuando no segmento de humor, ele ganhou o Brasil com suas paródias, vlogs, críticas de filmes, etc.. Segundo uma pesquisa americana realizada no ano passado, ele é o segundo Youtuber mais influente do mundo.
Vindo de família humilde e com dificuldades na carreira profissional assim como nós, apostou no seu potencial em entreter o público, de fazê-los rir. Com pouca produção, uma câmera apoiada em cima de uma caixa, sem camisa, quarto desarrumado, ou seja, contrariando todos os mandamentos a serem "seguidos" para um vídeo fazer sucesso.
O que ele pode trazer para nós, em nosso Difícil Início, é a Simplicidade. Deixe um pouco desse perfeccionismo de lado meu amigo. Sabe aquela máxima de que menos é mais? Você estagiário, trabalhador em período de experiência ou que está criando o seu perfil em um portal de vagas por exemplo, nem sempre o trabalho ou atividade realizado sendo mais colorido, com um detalhe a mais, com um efeito diferente, um vestuário da moda, vai lhe render um bom resultado. Fica a dica!
Então leitor, conseguiu estabelecer junto com a gente os pontos em comum com a sua carreira ou negócio? Tem algum outro Youtuber que você gostaria de sugerir para nossa lista? Comenta aqui ou na nossa Fanpage! E para fechar, não se esqueça daquele nosso pedido tradicional né? Deixe o seu +1 aqui embaixo, além de curtir e compartilhar esse texto nas suas redes sociais. Você estará ajudando o blog a alcançar mais pessoas que querem saber mais sobre esse e outros temas abordados por nós. Até o próximo post!